Golfinho recebeu tratamento mas não resistiu. (Foto: Carlos Júnior) |
O animal foi encontrado na praia pela Equipe de Pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) como uma Condicionante Ambiental exigida pelo IBAMA por meio da Coordenação Geral de Petróleo e Gás – CGPEG, para as atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás da Petrobras na Bacia Potiguar e do Ceará.
Após localizar o animal, os técnicos do projeto iniciaram imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, retirando o animal da área de ondas e protegendo do sol. Médicos Veterinários do PCCB-UERN foram ao local e realizaram procedimentos de estabilização, que envolve a hidratação intravenosa e proteção da pele contra exposição ao sol. Os procedimentos aconteceram enquanto o animal era mantido em uma piscina natural na área do encalhe.
Após a estabilização o animal foi levado para a praia e procedeu-se tentativas de reintrodução. O golfinho apresentava sinais evidentes de orientação espacial, e em três tentativas de devolvê-lo ao mar, ele retornou para a praia, sendo mantido novamente em piscina natural, onde terminou morrendo as 14h38.
Por Carlos Junior/Voz de Areia Branca
Sem comentários:
Enviar um comentário