Euripedes Dias

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Crise dos Municípios: Prefeito de Touros reduz em 40% o próprio salário e do vice


Olha ai o Prefeito de Touros dando mais um exemplo. Segue release da assessoria:
A exoneração de todos os cargos comissionados e contratados, publicada no dia 30 de outubro de 2013, através do decreto nº 21, da Prefeitura Municipal de Touros, não foi a única ação emergencial realizada pelo chefe do Executivo, Ney Leite. O decreto também publica a redução de 40% do salário do atual prefeito e vice de Touros.
“Se temos que reduzir gastos, a ação deve ser coletiva. E o prefeito também tem que contribuir diretamente com a redução. Depois do estudo que fizemos sobre a situação financeira em Touros, fomos analisando cortes em todos os setores, claro, com responsabilidade para não comprometer a assistência básica do município. Nesta análise, decidi, junto com a equipe, que o meu salário e o do vice-prefeito também deveria sofrer uma redução”, explicou Ney Leite.
Com a redução na folha de pagamento do munícipio e exoneração de 499 pessoas, entre comissionados e contratados, a economia será em torno de R$ 500 mil. “Mesmo com a redução da equipe e redirecionamento dos efetivos para suprir as necessidades da prefeitura, ainda teremos um corte nos aluguéis de prédios, setor de compras, combustível e tudo que, neste momento, puder ser eliminado, sem comprometer o atendimento à população”, acrescentou o prefeito de Touros.
Nas duas últimas semanas, logo após o anúncio das exonerações e publicação do decreto no Diário Oficial da Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), o prefeito Ney Leite cumpriu uma intensa agenda de entrevistas nos principais meios de comunicação do Estado. O chefe do Executivo explicou as dificuldades financeiras para administrar um município turístico sem recursos para investimentos.
“Se não temos como manter a nossa estrutura, como podemos pensar em crescer?! Não sobra recurso para investir em áreas fundamentais na nossa cidade. Pela primeira vez, Touros tem 15 equipes do Programa Saúde da Familia (PSF), professores recebendo o piso nacional, hospital funcionando, agricultor satisfeito com as 3 mil horas de corte de terra, o retorno de mais de mil alunos à sala de aula, enfim, muita coisa foi feita, mas ainda é pouco para o tamanho do nosso município e necessidade da nossa população. Por isso, tivemos que agir rápido. Infelizmente, tivemos que demitir, isso é péssimo, mas acreditamos que esse quadro será mudado e teremos um 2014 bastante promissor”, declarou Ney Leite.
SOS Municípios
O prefeito de Touros, Ney Leite, se une nesta terça-feira (12), ao Movimento SOS Municípios em Brasília, onde a Confederação Nacional dos Municípios promoverá, conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional dos Municípios. Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Femurn via Prefeitura de Touros

Nenhum comentário:

Postar um comentário