Euripedes Dias

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Maioria está acima do peso em Natal

Hábitos alimentares e falta de exercícios físicos regulares são apontados como causas do sobrepeso
FOTO: Ana Silva

Mais de 306 mil natalenses em idade adulta estão acima do peso ideal. Isso representa um porcentual de 52,3% da população com 18 anos ou mais, segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada ontem. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel-2011) mostra ainda que 108,3 mil natalenses estão obesos. No ranking das capitais brasileiras, Natal ocupa o quarto lugar no segmento "acima do peso e o primeiro do Nordeste (e terceiro nacional) em obesidade, abaixo apenas de Macapá (21,4%) e Porto Alegre (19,6%).

De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso em Natal avançou de 48,9% em 2010 para os 52,3% e o de obesos de 16,7% para 18,5%. O problema é mais frequente entre os homens tanto no sobrepeso como na obesidade. A boa notícia é que o porcentual de adultos fumantes caiu de 18% para 11%. Neste ranking, a melhor situação é da de Maceió (AL), onde apenas 8% declararam ser fumantes e a pior a de Porto Alegre (RS) com 23%. Já o porcentual dos que admitiram ter consumido bebida alcoólica de forma abusiva no período de 30 dias antes da pesquisa foi de 18% dos natalenses.

Outros números mostram o seguinte quadro: 71% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos disseram ter realizado mamografia; 73% das mulheres entre 25 e 59 anos confirmaram ter feito exame de citologia oncótica para câncer de colo do útero nos últimos três anos. Esse porcentual coloca Natal no 22º lugar entre as capitais brasileiras.  

O estudo retrata os hábitos da população brasileira e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva.  Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário