Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Guamaré realiza 7ª Edição do Fórum Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Guamaré realizou na noite desta terça-feira (29/05) a 7ª edição do fórum Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que trouxe como tema “A Intersetorialidade da Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”.
O Fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizado pela equipe do CREAS em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –CMDCA e a comissão municipal de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes fazendo parte da programação alusiva à 18 de maio, dia que demarca a discussão nacional sobre a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Na ocasião do evento, estavam presentes os atores que compõem a rede de proteção que atua em defesa e proteção da criança e do adolescente, além de autoridades como a promotora de Justiça da Comarca de Macau Dra. Isabel Siqueira de Menezes, a secretaria de assistência social municipal Marisa Rodrigues, a psicóloga, professora e membro do CMDCA em Natal a Hildete Mendes, a secretaria de educação Cíntia Catherine, as estagiaras do Poder Judiciário Maria da Conceição Pereira (assistente social) e Emiliana Cristina Galdino (psicóloga) que vieram representando a Juíza da Comarca, Dra Cristiany Maria Vasconcelos, e ainda representantes da secretaria municipal de saúde e o colegiado do conselho tutelar de Guamaré e Macau/RN.
O evento aconteceu de forma bastante participativa, em forma de mesa redonda composta pela secretaria Marisa Rodrigues, a Promotora de Justiça Isabel Siqueira e a Professora Hildete, quando as mesmas puderam expor um pouco de suas experiências e acrescentar informações relacionadas a temática. Na oportunidade, foram levantadas questões relacionadas a unificação dos dados relativos ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito municipal, tendo como sugestão a organização de um fluxo integrado de atendimento, onde a rede poderia identificar, notificar e acompanhar os casos. Também, foram pontuadas as dificuldades e entraves ainda encontrados pela rede quanto à efetivação da proteção integral a esse público.
A promotora de Justiça Dra. Isabel Sequeira discutiu os avanços e o trabalho do Ministério Público na celeridade dos processos relacionados a casos de crianças e adolescentes, parabenizou pelo tema deste ano, que traz a “intersetorialidade, considera importante avançar nessas discussões, e que houve em Guamaré um avanço com a implantação do SUAS, pela assistência social, implantando inclusive a família acolhedora” também destacou o papel do Ministério Público diante os casos que chegam na comarca, abordou ainda que temos alguns desafios para enfrentar, ressaltando que é preciso intensificar as notificações compulsória”
A secretaria Marisa Rodrigues fez uma retrospectiva dos fóruns realizados  em anos anteriores, envolvendo, governo, sociedade, trabalhadores das políticas públicas e entidades destacando a importância da discussão que vem a cada ano contribuindo para integrar a rede de proteção. Destacou ainda “ que a retaguarda para atender as demandas dessa questão da violência sexual contra as crianças e adolescentes, a gestão municipal vem consolidando todos os serviços principalmente na área da assistência social, que hoje tem um sistema implantado e todas as instâncias legais, como também a intersetorialidade com as demais políticas da educação e a saúde.
Ildete Mendes abordou os diversos tipos de violência, trazendo uma reflexão em que “ um país que quer ser grande tem que proteger quem ainda não terminou de crescer” , esses tipos de violência é muda, silenciosa, vamos pensar nessas vítimas pequenas e denunciar”
Após as exposições houve grande participação nos debates e contribuições nos encaminhamentos para o fortalecimento da rede local de proteção social e garantia de direitos.
Veja mais fotos do 7ª Edição do Fórum Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:

Sem comentários:

Enviar um comentário