Páginas

domingo, 22 de março de 2020

Turva realidade: Pesquisa mostra grande desinformação sobre coronavírus no Brasil.



Pesquisa da FSB indica que, apesar de 99% da população brasileira já ter ouvido falar no novo coronavírus, ainda há muita desinformação. 

Oito em cada 10 entrevistados acham que todo mundo que pega o vírus apresenta sintomas, o que não é verdade. Além disso, 71% dos entrevistados afirmam que, ao sentir qualquer sintoma, deve-se procurar um serviço médico, o que contraria as recomendações das autoridades sanitárias.

A pesquisa divulgada na sexta-feira 20 ainda indica falta de entendimento em relação ao uso de máscaras. Expressivos 58% dos brasileiros acreditam que o uso da proteção por uma pessoa contaminada garante que ela não passe o vírus para outras pessoas, o que, de acordo com os sanitaristas, também não é verdade.

O uso da máscara é recomendado, pois ajuda a evitar, mas o que garante que o doente não transmita a doença é seu isolamento de indivíduos saudáveis.

De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados dizem que a população brasileira está com muito medo ou medo da pandemia, enquanto 24% dizem que os brasileiros em geral estão com grau médio de medo e 9% dizem que a população está com pouco ou nenhum medo.

Aprovação de ações

A pesquisa indica que cerca de metade da população aprova o que estão fazendo os governos federal e estaduais para combater o avanço do coronavírus. No caso de governos estaduais, 50% consideram a atuação dos governadores ótima ou boa. Para 31%, é regular. E apenas 17% acham ruim ou péssima.

Sem comentários:

Enviar um comentário