Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

Cerca de 40 milhões de celulares deve ser bloqueado ; entenda

Resultado de imagem para celulares

Até o fim do ano, 40 milhões de celulares podem ser bloqueados no Brasil. Segundo informações do jornal O Globo, os aparelhos que não possuem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que o registro não seja válido não irão mais funcionar.

Cada celular possui um registro único, chamado de Imei (sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Aparelhos que foram adulterados após furto ou roubo podem não ter Imei válido cadastrado na Associação Internacional do Setor, a GSMA, ficando na mira do bloqueio. Para verificar o Imei do telefone, o consumidor deve digitar a sequência *#06# no celular e apertar a tecla para ligar. Além disso, o número costuma estar estampado na caixa ou em um adesivo colado na bateria.

Os bloqueios não acontecerão somente nos celulares. Outros aparelhos, como laptops, computadores, tablets e babás eletrônicas, que usam chip para internet, também podem parar de funcionar. Com esta medida, a intenção da Anatel é combater o comércio paralelo, principalmente de celulares.

Quem possui celular comprado no exterior, não precisa se preocupar caso o aparelho seja certificado pela GSMA. A partir do dia 15 de setembro, as empresas de telefonia devem avisar por SMS que o cliente não está com o telefone regularizado e que a linha e o pacote serão suspensos. Após esta notificação, os telefones devem ser bloqueados em 75 dias.

 Fonte. Jornal o globo

Sem comentários:

Enviar um comentário