Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Partido dos Trabalhadores em Jandaíra: desafios e perspectivas para os próximos períodos.



A partir de um Processo de Eleição Direta (PED) totalmente burocratizado realizado em nove de abril de 2017, vários municípios do Rio Grande do Norte (RN) e consequentemente do país elegeram os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores e respectivamente seus novos presidentes. Em Jandaíra não foi diferente, sendo eu eleito presidente em um processo eleitoral que pela burocratização acabou excluindo vários filiados inclusive pessoas históricas do partido no município de participar desse momento importante. Contudo entendi que mesmo diante das limitações era preciso dar um primeiro passo para abrir a oportunidade de retomada de um momento que desemboque na continuidade de algumas figuras atuais, mas acima de tudo lançar o espaço para novos atores, novos momentos, e encarar os desafios e perspectivas futuros.

Para isso é necessário destacar o atual momento vivido no Brasil, momento este de grandes dificuldades e por mais que para alguns não pareça, mas tem reflexos diretos nas relações políticas e de condições de vida das pessoas em nosso município. Por isso acreditamos que temos que lutar para fortalecer as várias possibilidades para organizar uma frente popular de esquerda local, entendendo essa possibilidade como estratégico e importante no que tange a incidência e formação politica, estamos organizando para além da participação institucional, um espaço de debate sobre os impactos das reformas contra a classe trabalhadora e contra a juventude, a exemplo, das reformas trabalhista, previdenciária e a reforma do ensino médio.

Para isso é preciso que a juventude e a classe trabalhadora em suas representações se organizem e participem cada vez mais de espaços políticos locais, seja através das associações, da organização de grêmios estudantis, grupos de jovens entre outros. E com a organização desses espaços promover uma compreensão que é preciso participar da política partidária e ajudar a retomada de um projeto de transformação social que foi estrangulado nacionalmente por meio do golpe parlamentar. Vale salientar que a retirada da Presidenta Dilma foi apenas o inicio de um movimento orquestrado e que vai muito além do impeachment, desse modo incorporando a retirada de direitos da classe trabalhadora e a interferência nas investigações da lava jato fenômeno esse que a direita conservadora brasileira está chamando de “estancar sangria”, porem esse projeto pode ter seu rompimento no próximo ano com a possibilidade da candidatura do ex-presidente LULA a presidência da república, bem como de um candidato a governador do estado que represente essas reivindicações populares e que se posicione contra todo o atraso que tentam impor a população pelo governo ilegítimo do Michel Temer.

Com a possibilidade da retomada do projeto de transformação social a nível nacional também precisaremos de um candidato ou candidata a governo do estado que dialogue diretamente com o projeto nacional e tente trazer a alto estima também no RN que se afoga amargamente em um mar de lama de corrupção e de altos índices de violência à luz de uma gestão e de um governador que foi eleito prometendo dar prioridade à segurança. Então meus amigos leitores que acreditam em transformação social, que valorizam e sabem da importância de programas e politicas publicas como o do PROUNI, do FIES, do Instituto Federal de Ensino Ciência e Tecnologia - IF, do acesso a Universidade, dos programas sociais, do Luz para Todos, entre muitos outros. Com isso, vamos nos ajudar a defender juntos essas bandeiras, venham se filiar ao PT ou até mesmo contribuir como simpatizante. Para tanto é participando e se organizando que ajudaremos a defender, e até mesmo fazer a campanha em 2018 voltada para um projeto popular de esquerda que atenda os ideais da classe trabalhadora do Brasil.

Por isso venha participar dos próximos momentos que por ventura convocarmos, participe em sua escola e ajude a organizar o grêmio estudantil, participe do grupo de jovens da igreja, bem como em outros espaços que lhe demandarem. 

Localmente temos a consciência enquanto partido que comentemos erros, mas também acertos e que é preciso retomar o processo de formação e de embate politico, refletir e seguir em frente. Obviamente nosso foco nesse momento contempla veementemente um modelo coletivo de discussão, avaliação e encaminhamentos que conta com sua contribuição.

Somente a parti dai é que devemos tirar as posições enquanto partido no que se refere ao PT local e pensar quais os rumos dessa organização politico partidária para 2020 ou de outro ano eleitoral a depender de uma reforma política ou não. Até porque entendemos que partidariamente 2020 ou o próximo processo eleitoral local dependerá do que acontecerá com a participação internamente no partido e com o que acontecerá no processo eleitoral de 2018. Por isso mais uma vez venham participar e se filiar ao Partido dos Trabalhadores, é possível fazer política reconhecendo e corrigindo os erros e assim fazer diferente. O atual modelo está falido e totalmente corrompido e somente com a participação de quem pensa diferente, vai tornar possível mudar e a mudança não acontecerá tão somente nacionalmente, ela começa em nosso município. 

Jocelino Dantas Batista
Presidente do Partido dos Trabalhadores de Jandaíra

Sem comentários:

Enviar um comentário