Páginas

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Para que serve um blog “Veículo de Comunicação”?

Blog do Eurípedes Dias

Por: Miguel Boente

Amigos, tempos atrás eu escrevi um artigo sobre este tema, mas em tempos de temas acirrados na mídia cabe uma nova reflexão. Blog é uma ferramenta disponibilizada por um servidor, onde seu “proprietário” pode decidir exibir sua imagem pessoal “uma espécie de diário online, que era inclusive a ideia inicial dos fornecedores deste tipo de plataforma” ou pessoas “mesmo sem formação jornalistica ou de qualquer gênero abrem um espaço e emprestam um pouco de seu tempo para abastecer terceiros com informações, temas e conceitos que este julga ser interessante.

Entendam bem esta frase “ESTE JULGA SER INTERESSANTE” e porque esta frase faz tanto sentido principalmente entre os blogueiros? “considerados mídia independente, ou seja, em tese tem liberdade de expressão assegurada por lei e não se prendem ao corporativismo da mídia maciça”.

O fato de um blogueiro ser independente dá a ele justamente a liberdade de EXPRESSAR as suas opiniões sobre os mais variados temas de forma bastante particular. E se observarmos isso, até as grandes mídias muitas vezes tendem para esse ou aquele partido político, para esse ou aquele time que possui mais torcida no futebol, para essa ou aquela religião que possui mais adeptos “fiéis” e com isso aquela mídia específica acaba “logicamente” atraindo para si a simpatia de uns e a antipatia de outros, pois neste quesito não existe muro! Ou é ou não é! Difícil encontrar parcialidade de opinião mesmo na mídia independente, e mais ainda em quem nos julga como blogueiros, pois os nossos leitores querem “em geral” que sejamos suas vozes, que falemos “escrevamos” aquilo que de repente eles gostariam de falar “escrever” mas ou por falta de tempo, coragem ou até mesmo criatividade os amigos leitores acabam mesmo por se tornarem espectadores desta plataforma chamada blog.

Alguns anos atrás muitos blogueiros se “estranhavam” na busca desenfreada por acessos, muitos queriam dominar o cenário de suas micro regiões, outros o tentavam a nível nacional, e por aí vai. Porém, os blogueiros em geral acabaram entendendo o real sentido de seus trabalhos, ou seja, o Blog Diário de Guamaré por exemplo tem uma identidade, quem o acessa, o faz por saber o que vai encontrar, e não nos cabe aqui mudar a conduta de trabalho para atingir mais acessos e perder nossa identidade. Muitos blogueiros entenderam isso, e a partir deste momento quem começou a ganhar foi o público em geral, que passou a ter um leque maior de informações, e principalmente “se utilizar do ato democrático” de ter várias opiniões sobre determinados temas, e ele por si conseguir julgar o que lhe fora apresentado como falso ou verdadeiro, e com isso dar mais ou menos credibilidade ao blog A ou B.

É bom deixar isso bem claro, pois existe na mídia independente uma liberdade que é boa, mas ao mesmo tempo é perigosa “quando não se sabe utilizar da mesma” pois muitas informações imprecisas são difundidas, e é impressionante como mentiras se propagam na internet com muito mais rapidez do que qualquer verdade, é como um vírus que se espalha com o vento. Por isso é preciso ter cuidado com as informações colhidas nos blogs, checar as fontes, pois infelizmente nem todo mundo é bem intencionado. Vale a política do acesso a qualquer preço “pratica essa que o DG jamais se utilizou”.

Para encerrar o tema “não deixa-lo muito longo” procure principalmente entender que nem tudo que você ler em um blog vai lhe agradar, lembre-se que nem Jesus o Messias Salvador da humanidade “para aqueles que creem” foi capaz de agradar a todos, quanto mais nós, meros mortais falhos.

O que é preciso é sempre ter o respeito “CLARO QUE PEDIMOS AQUILO QUE PODEMOS DAR, POIS SE NÃO SOMOS CAPAZES DE RESPEITAR QUEM NOS ACESSA, COMO IREMOS PEDIR AO PRÓXIMO QUE RESPEITE O NOSSO TRABALHO NÃO É MESMO?”

Espero que esta “breve” reflexão sirva para abrir os olhos dos amigos leitores de como é a procedência de um blogueiro, e qual a expectativa que vocês podem ter sobre nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário