O destino do antigo aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, foi discutido nesta sexta-feira (20), em audiência pública na Assembleia Legislativa do estado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) apresentou uma proposta de uso do equipamento.
O diretor executivo da Federação, Marcus Guedes, apresentou aos presentes a ideia de utilizar a estrutura de mais de 420 mil metros quadrados, para instalar um complexo com um novo Centro de Convenções para a Grande Natal e um centro cultural aeroespacial.
“A ideia que a Fecomércio desenvolveu é o aproveitamento do aeroporto como um Centro de Convenções, o que Natal já comporta, um museu aeroespacial e um centro comercial, que sustentaria o complexo”, afirmou Marcus. O projeto elaborado pela Federação é fruto de discussões iniciadas há mais de três anos, logo após o anúncio da desativação do aeroporto de Parnamirim .
“O aeroporto de Parnamirim tem uma importância fundamental, tanto econômica como histórica. A paralisação do aeroporto preocupa a Federação, por isso desenvolvemos esse projeto”, justificou Guedes.
O projeto de utilização do equipamento da Fecomércio já foi apresentado ao governador Robinson Faria em reunião realizada no mês de fevereiro. A Força Aérea também teve acesso ao projeto, que foi bem acolhido pelos militares.
“O aeroporto está localizado em um lugar estratégico, em uma área nobre e não pode ficar sem um uso apropriado”, ressaltou Guedes que acrescentou que há empresas interessadas em bancar a implantação.
O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Ruy Gaspar, estava representando o governador Robinson Faria, e elogiou o projeto desenvolvido pela Fecomércio.
“Tive acesso ao projeto da Fecomércio e é uma ideia interessante e viável. A Federação não faria um estudo sem viabilidade”, declarou.
O Brigadeiro da Força Aérea Hudson Potiguara apresentou um projeto semelhante ao da Fecomércio, mostrando que as entidades estão em consonância. O projeto militar contempla também um Centro de Convenções, com um Centro de Treinamento Operacional para uso de todos os estados brasileiros.
“Temos um comum acordo, estamos caminhando bem com a Federação, estreitando o relacionamento. Precisamos apenas pontuar alguns pontos”, disse.
O deputado estadual Carlos Augusto Maia foi propositor da audiência. Ele falou que a população de Parnamirim reclama da desativação do equipamento aéreo.
“A sociedade reclama e nós transmitimos esse pensamento. Neste fórum vamos debater, analisar a melhor proposta e solicitar ao Governo para que se faça uma análise para determinar a melhor solução”, disparou.
Assessoria Fecomércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário