Por quase uma década, o YouTube tem sido um amplo catálogo de música gratuita on-line, tornando disponível num clique qualquer canção inimaginável — dos hits do momento a covers de pessoas anônimas tocando ukulelê em seus quartos. Mas em breve o site começará a cobrar dos usuários por vantagens adicionais.
Na quarta-feira, a companhia anunciou a YouTube Music Key, um upgrade de oferta de música amplamente esperado, que inclui áudio de alta qualidade e a possibilidade dos usuários de pagar US$ 7,99 por mês para ter acesso a recursos extras, entre os quais a remoção dos conspícuos anúncios do YouTube.
A mudança vinha sendo elaborada há mais de um ano e inclui uma concessão da indústria do disco, que tende a ver o YouTube como uma plataforma fenomenal de promoção, cujo pagamento de royalties a manteve frustradamente abaixo de seu potencial. O site, que pertence ao Google, afirma atrair um bilhão de usuários únicos a cada mês, e os clipes musicais de vários tipos tem sido uma de suas principais atrações.
— Queremos dar aos fãs formas para desfrutar de música no YouTube, mas também dar aos artistas mais oportunidades de se conectar com eles e receber mais receitas — disse Christopher Muller, diretor de parceria do YouTube.
ACESSO POR CONVITE
Music Key vai se tornar disponível nos próximos dias a usuários nos Estados Unidos, Reino Unido e vários outros países europeus. Conforme o padrão usual da Google, de lançar produtos mediante versões de teste “beta”, o serviço estará disponível inicialmente apenas por meio de convites, passando a ser oferecido a todos os usuários em 2015. Pelos próximos seis meses, o acesso será gratuito e, depois desse prazo, passará a custar US$ 7,99. A cobrança será de US$ 9,99 para pessoas não convidadas que assinarem o serviço a partir do ano que vem.
O YouTube já cobrou por acesso a conteúdo algumas vezes no passado. Mas esta é a primeira vez que o site instituiu uma forma ampla de pagamento em sua web. Além disso, a experiência servirá para a Google testar um modelo de assinatura, item que os executivos dizem fazer parte dos planos da empresa como uma alternativa às suas ofertas gratuitas.
Para o lançamento do Music Key, o catálogo musical do YouTube está sendo reformulado para todos os usuários, pagantes ou não. O site oferecerá a partir de agora álbuns completos, arquivos de vídeo com alta qualidade de áudio, onde não houver ofertas oficiais de vídeo disponível. Para os usuários pagantes, o YouTube vai acrescentar dois recursos especialmente atraentes para usuários de dispositivos móveis: a possibilidade de tocar arquivos como fundo musical, enquanto utiliza outros aplicativos; e salvar canções para ouvi-las off-line.
Além disso, como bônus, os usuários pagantes também vão receber o Google Play Music, um serviço de áudio por demanda, que tem sido a principal arma da Google na luta com seu rival Spotify.
O Globo
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