Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ABC vence e foge da degola e o América arranca empate em Campinas ABC.


O ABC deu um importante passo para garantir a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, com gol solitário de Somália, o ABC derrotou o Ceará por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal, pela 36ª rodada, e praticamente escapou de cair para a Série C.
Com o resultado, o ABC subiu para os 45 pontos e assumiu o 14.º lugar. A equipe de Natal precisa de apenas um ponto para escapar da degola. O Ceará, por outro lado, caiu para o oitavo lugar, com 54 pontos, e praticamente deu adeus às chances de acesso.
Preocupados com a vitória, mesmo com objetivos diferentes, ABC e Ceará fizeram um primeiro tempo eletrizante e com boas jogadas ofensivas. Logo aos nove minutos, Diego Jussani cobrou falta colocada e carimbou a trave de Luis Carlos.
Passado o ímpeto inicial dos donos da casa, o time visitante começou a controlar a partida. O artilheiro Magno Alves teve a chance de marcar após Bill passar pelo goleiro e rolar para trás. O veterano, no entanto, foi travado no momento da finalização e perdeu boa oportunidade. Marcando em cima, o Ceará evitou que o ABC saísse jogado com qualidade e controlou a partida. O gol só não saiu, pois os homens de frente do clube cearense estavam pouco inspirados.
No segundo tempo, os times deixaram o futebol nos vestiários e a partida caiu muito de nível. Sob pressão pelo resultado, ABC e Ceará se preocuparam em marcar e deixaram de atacar, já que um resultado ruim nesta altura do campeonato poderia complicar o futuro na competição.
Quando a partida parecia que caminharia para um empate ruim para ambos, os potiguares conseguiram marcar. Aos 34 minutos, Somália tabelou com Rodrigo Silva e acertou um chute seco, de primeira, e garantiu o resultado.
Nesta sexta, o ABC visita o rebaixado Vila Nova, às 21 horas, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time potiguar encerra a sua participação contra o Bragantino, dentro de casa. Já o Ceará recebe a Portuguesa, neste sábado, às 21 horas (de Brasília), e pega o Luverdense, na última rodada, no Mato Grosso.
FICHA TÉCNICA
ABC 1 x 0 CEARÁ
ABC – Gilvan; Madson, Sueliton, Diego Jussani e Samuel; Fábio Bahia, Daniel Amora, Marcel (Somália) e Ronaldo Mendes (Xuxa); João Paulo (Luciano Amaral) e Rodrigo Silva. Técnico: Roberto Fonseca.
CEARÁ – Luis Carlos; Samuel Xavier (Marcos), Sandro, Diego Ivo e Vicente; Michel, João Marcos, Ricardinho e Assisinho (Robinho); Magno Alves e Bill (Felipe Amorim). Técnico: PC Gusmão.
GOL – Somália, aos 34 minutos do segundo tempo.
CARTÃO AMARELO – Madson (ABC).
ÁRBITRO – Wagner Reway (MT).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Arena das Dunas, em Natal (RN).
AMÉRICA
O sonho do inédito título voltou a escapar das mãos da Ponte Preta. Nesta terça-feira, o time campineiro ficou no empate contra o América-RN por 2 a 2, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e não conseguiu aproveitar o tropeço do rival Joinville para voltar a assumir a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo foi válido pela 36.ª rodada. A igualdade do time potiguar foi conquistada aos 44 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, a Ponte Preta subiu para os 68 pontos, mas segue atrás do Joinville, com 69, que perdeu para o Boa por 1 a 0. O América-RN, por sua vez, está na zona de rebaixamento, em 17.º lugar com 40 pontos, dois atrás do Bragantino, primeiro time fora da degola.
Enquanto o América-RN foi a Campinas com três volantes, Guto Ferreira apostou no oportunista Rafael Costa para tentar voltar a vencer. A partida nem bem havia começado e o time campineiro reclamou da arbitragem. Depois de dividida no alto entre Andrey e Rafael Costa, a bola sobrou limpa para Raphael Silva empurrar para o gol. A arbitragem, no entanto, viu falta e anulou o lance.
Controlando a partida, a Ponte Preta tinha paciência com a bola e procurava o momento certo para buscar o gol. Aos 18 minutos, em jogada de velocidade, a equipe de Campinas conseguiu abrir o placar. Bryan interceptou passe pela esquerda, tabelou com Roni e acionou Rafael Costa dentro da área. O camisa 9 dominou e fuzilou de perna esquerda.
Apesar do gol sofrido, o América-RN cresceu no jogo e teve duas chances de empatar. Primeiro em recuo errado de Rafael Silva. Daniel teve que se virar para afastar. Depois, em cobrança de falta, de Arthur Maia, que carimbou o travessão.
Irritado com o comportamento ofensivo do time, o técnico Roberto Fernandes fez duas mexidas com apenas 30 minutos. Na primeira boa trama entre Alfredo e Daniel Costa, que haviam acabado de entrar, o goleiro Daniel precisou fazer um pequeno milagre e contar com ajuda da trave para segurar a vitória. Aos 41, porém, Daniel Costa não deu chances para o goleiro. O meia dominou na entrada da área, limpou Juninho e bateu forte, sem chances para o camisa 1 campineiro.
A Ponte Preta voltou com uma postura completamente diferente no segundo tempo. O puxão de orelha do técnico Guto Ferreira armadores durante o intervalo deu resultado. Renato Cajá e Roni finalmente entraram no jogo e o time campineiro voltou a ficar na frente. Roni fez grande jogada individual, deixando o marcador na saudade, após drible de corpo, e finalizou cruzado. Andrey deu rebote e o artilheiro Rafael Costa completou de cabeça para o gol.
Atrás, o América-RN foi para o tudo ou nada, mas pouco ameaçou Daniel. A defesa do time campineiro parecia que iria conseguir se segurar, mas no final o clube potiguar empatou em cobrança de pênalti. No desespero, o goleiro Andrey foi para área e acabou puxado por Alexandro. A arbitragem viu penalidade. Arthur Maia foi para a cobrança e deixou tudo igual no apagar das luzes.
A Ponte Preta volta a campo contra o América-MG, neste sábado, às 16h20, novamente em Campinas, e encerra a Série B contra o Náutico, na Arena Pernambuco. Nesta sexta, às 19h30 (de Brasília), o América-RN encara o Náutico, na Arena das Dunas, em Natal, e pega o Paraná na despedida da Série B.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 x 2 AMÉRICA-RN
PONTE PRETA – Daniel; Rodnei, Raphael Silva (Luan), Tiago Alves e Bryan; Fernando Bob, Juninho e Renato Cajá (Adilson Goiano); Roni, Jonathan Cafu (Alexandro) e Rafael Costa. Técnico: Guto Ferreira.
AMÉRICA-RN – Andrey; Walber, Cleber, Edson Rocha e Márcio Passos; Judson, Fabinho (Alfredo), Neto (Alekito) e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Emerson (Daniel Costa). Técnico: Roberto Fernandes.
GOLS – Rafael Costa, aos 18, e Daniel Costa, aos 41 minutos do primeiro tempo; Rafael Costa, aos 9, e Arthur Maia (pênalti), aos 44 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Judson e Neto (América-RN).
ÁRBITRO – Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO).
RENDA – R$ 89.854,00.
PÚBLICO – 7.539 pagantes.
LOCAL – Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
fonte: Estadão Conteudo

Sem comentários:

Enviar um comentário