Duas das três zebras que ameaçavam os times da elite nas oitavas de final da Copa do Brasil não conseguiram repetir o desempenho do jogo de ida e foram eliminadas.
Nos jogos realizados na quarta-feira (3), a classificação mais dramática foi obtida pelo Botafogo, que marcou dois gols nos acréscimos do segundo tempo para eliminar o Ceará, vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro, por 4 a 3, no Castelão. Ramirez marcou o terceiro aos 49 minutos do segundo tempo. No minuto seguinte, André Bahia fez o gol da classificação.
A equipe carioca, que perdeu o jogo de ida por 2 a 1, no Maracanã, precisava vencer por dois gols de vantagem ou um desde que marcasse três ou mais gols.
Já o Corinthians não teve muito trabalho para despachar o Bragantino, que havia eliminado Figueirense e São Paulo, outros dois clubes que estão na elite do futebol brasileiro.
Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, o Corinthians precisou de 19 minutos para obter vaga nas quartas de final diante do 16º colocado da segunda divisão nacional.
O único clube da elite que ficou pelo caminho nas oitavas de final do torneio diante de uma zebra foi o Atlético-PR. Na Arena da Baixada, em Curitiba, a equipe venceu o América-RN, 15º colocado da Série B, por 2 a 0.
No jogo de ida, o rival havia vencido por 3 a 0.
A dificuldade enfrentada pelas equipes que disputam a Série A do Brasileiro mostra como a Copa do Brasil se transformou em 2014 no pesadelo da elite nacional.
Com os resultados até as oitavas de final, dez dos 20 clubes da Série A foram eliminados por equipes que estão fora da primeira divisão.
Neste ano, as eliminações dos times da elite pelos pequenos começaram já na primeira rodada. O Criciúma parou no Londrina (PR), o Vitória foi batido nos pênaltis pelo J. Malucelli (PR) e o Goiás foi tirado da competição pelo Botafogo (PB).
Na terceira fase, o América-RN eliminou o Fluminense, no Maracanã, enquanto Bragantino passou pelo São Paulo, no Morumbi.
Com a reação dos grandes clubes na rodada deste meio de semana, apenas dois times da Série B avançaram às quartas de final, ambos do Rio Grande do Norte: América (que vai enfrentar o Flamengo) e ABC (que pegará o Cruzeiro, melhor time da temporada).
O desempenho dos pequenos é melhor que o da Copa do Brasil do ano passado, quando nenhum time fora da Série A chegou às quartas de final. Já em 2012, foram três times de divisões inferiores nesta fase.
Santos e Botafogo também avançaram e se enfrentarão nas quartas de final. O Corinthians vai pegar quem passar do confronto entre Palmeiras e Atlético-MG, que fazem o jogo de volta nesta quinta-feira, às 20h, no Independência, em Belo Horizonte. Na partida de ida, a equipe mineira venceu por 1 a 0 no Pacaembu.
Folha Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário