Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Prefeito Hélio e comitiva visitam o município de Pendências para tratar sobre o problema da falta de água na região.

IMG_5680
O prefeito de Guamaré Hélio Miranda, acompanhado do secretário de obras, Keke Rosberg, dos vereadores Edinor Albuquerque, Eudes Miranda, Lisete Negreiros e Edinho de Moaci, visitaram o município de Pendências, para tratar com o prefeito Ivan Padilha, o problema da falta de abastecimento de água na região salineira e em Guamaré.
IMG_5555
A comitiva foi recebida na prefeitura pelo o prefeito Ivan Padilha, acompanhado pelo o Chefe de Gabinete Francisco, Adailton secretário de obras, Ubiratan secretário de planejamento e pelo o coordenador da defesa civil do município. De lá, as autoridades foram visitar vários ponto do rio piranhas no município.
IMG_5518
Os riscos de um colapso no sistema de abastecimento de água do município de Guamaré continuam sendo uma das maiores preocupações para o prefeito Hélio, e o que o prefeito constatou na manhã de hoje (17) com seus próprios olhos, soou como um sinal de alerta para o gestor. O rio que abastece 34 cidades, incluindo o município de Guamaré, está apenas com 30% de água.
IMG_5650
IMG_5637
É fato público que o problema do abastecimento de água para a região salineira. É decorrente do nível cada vez mais baixo do volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, reservatório de onde é captada a água que é distribuída para Guamaré e mais trinta e três cidades.
IMG_5623
IMG_5567
IMG_5573
Não é somente o município que sofre com a falta de abastecimento de água, mas todas essas cidades e comunidades ao longo do trecho da adutora também estão enfrentando o mesmo problema, pois como a barragem está secando muito rápido devido à seca dos dois últimos anos, está se tornando cada vez mais difícil fazer a captação de água.
IMG_5620
IMG_5654
IMG_5653
Outros problema que a população destes municípios vem sofrendo há anos é o caos na  Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). A comitiva formada por autoridades de Pendências, Guamaré e Macau. Constatou central de capitação da água em Pendências, apenas uma bomba de bombeamento funcionando para toda região salineira, quando deveria está três em pleno funcionamento, e segundo informações colhidas no local, há anos que a situação está assim, de mal para pior.
IMG_5659
IMG_5661
IMG_5643
Quanto a falta de água, a quebra na única bomba da central que ainda está em funcionamento, gera um caos nos municípios que dependem desta adutora. No caso da Caern, a companhia é uma empresa que lida com produto de primeira necessidade, possui seu monopólio e não consegue funcionar a contento.
IMG_5642
A resposta está na falta de vontade política. O mesmo governo que mata a Caern, é aquele capaz de delirar na ânsia de construir um estádio de futebol em Natal, por custo insultante, acinte contra a sociedade.
O prefeito Hélio avaliou a visita como positiva e proveitosa,  disse que constatou hoje uma realidade nua e crua, e servirá de uma grande contribuição para que ele como prefeito, possa encontrar soluções emergenciais com a falta de água no município de Guamaré.
IMG_5614
O prefeito  também deposita esperanças num bom inverno, para assegurar a normalidade do abastecimento, e amenizar os prejuízos na zona urbana e rural, em decorrência do prolongado período de estiagem.
IMG_5584
Para evitar mais sofrimento para as famílias do município com a falta de abastecimento da água, principalmente aquelas famílias moram nas localidades que mais afetadas, o prefeito disponibilizará carros-pipas da prefeitura para fazer o abastecimento nas áreas mais críticas, e estará autorizando a secretaria responsável, a contratar uma empresa para instalar poços tubulares nas comunidades da zona rural.
IMG_5686
Sobre a construção da nova adutora para o município, o prefeito Hélio disse “Mesmo com a situação lamentável do baixo nível de água do rio Assú, irei construir a nova adutora para Guamaré. Porque minha fé se multiplica com a fé do povo Guamareense, que Deus irá ter piedade e mandar chuva em abundância para matar a sede do povo e dos animais”.
Disse ainda que o edital da construção da nova adutora que ligará da ETA de Tambaú até o munícipio de Guamaré, será lançado ainda neste mês de setembro, e publicado no Diário Oficial.
COMITIVA DE GUAMARÉ.
IMG_5698
COMITIVA DE MACAU QUE REPRESENTOU O PREFEITO KERGINALDO.
IMG_5700

Sem comentários:

Enviar um comentário