Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brasil começa a operar sinal 4G

São Paulo (AE) - A telefonia celular de quarta geração (4G) já está em operação no Brasil. Em várias cidades, é possível contratar o plano de dados que promete velocidade até dez vezes maior que a 3G - sem pagar nada mais por isso. O preço é o mesmo da geração anterior em alguns casos. O difícil é saber em que lugares o usuário vai conseguir navegar na internet com a supervelocidade prometida pela 4G.
LUCIANO BERGAMASCHI/FUTURA PRESS/ESTADÃOPaulo Bernardo participa do lançamento da tecnologia 4G em São Paulo e acredita que meta será superada antes do prazo previstoPaulo Bernardo participa do lançamento da tecnologia 4G em São Paulo e acredita que meta será superada antes do prazo previsto

Ontem, terminou o prazo para as operadoras cumprirem o acordo de ofertar a cobertura 4G em até 50% de cada cidade-sede da Copa das Confederações (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio). O cronograma, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi cumprido, e teve quem antecipou a cobertura para outras regiões, como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Mas, como o avanço da cobertura será gradual, há pontos em que o celular (mesmo suportando conexão 4G) continuará na internet 3G. O presidente da Anatel, João Rezende, garante que o órgão ficará vigilante quanto ao avanço da cobertura.

A Vivo, que anunciou oficialmente ontem a oferta comercial do 4G, informa em seu site os locais onde a rede está disponível. Claro e Oi afirmam o mesmo. O caminho para encontrar a informação, porém, é longo. O site vivo.com br/4gplus explica o que é o 4G em vídeo. Para ir até o mapa de cobertura (que não oferece visualização em zoom), é preciso navegar por três páginas e dar sete cliques. Também na Oi e na Claro é necessário exame minucioso para chegar ao mapa. A TIM ainda não informa os pontos com 4G.

As campanhas de divulgação do serviço já estão no ar, sem o alerta da disponibilidade parcial do serviço. “O consumidor não tem capacidade técnica para avaliar isso e pode ser induzido ao erro”, diz a coordenadora da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci. “Ele deve prestar atenção na oferta limitada do 4G antes de contratar o serviço.”

Rezende disse ontem, durante cerimônia de apresentação do 4G, em São Paulo, que o Brasil opera com tecnologia avançada. “O Brasil está na vanguarda (mundial) no setor de Telecom, à frente de outros países mais desenvolvidos em termos de tecnologia”, disse. Ele ressaltou que a meta inicial é levar a cobertura a 50% da área urbana das cidades. 

Já o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, se disse satisfeito com o processo de implementação do 4G e acredita  em forte adesão do consumidor. De acordo com Bernardo, a base de assinantes poderá superar os 4 milhões de usuários até o fim do ano, projetada pela Anatel. 

Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário