Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Cosern desativa ‘gatos’ que abasteciam quase 500 casas em Guamaré e Macau.





A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) realizou na manhã desta sexta-feira, 1º, a Operação Varredura para desativa ligações clandestinas, o popular “gato”. A operação foi realizada nos municípios de Macau e Guamaré e identificou e desligou as ligações irregulares que abasteciam de forma irregular 467 residências em dois conjuntos habitacionais no bairro de Salina da Cruz e no Povoado Baixa do Meio, em Guamaré, e no Assentamento Nova Jerusalém, em Macau.

Segundo a Cosern, equipes técnicas retiraram os fios irregulares utilizados pelos eletrotraficantes para realizar as ligações clandestinas e seguiram para a Delegacia de Macau para abrir Boletim de Ocorrência.

Ainda de acordo com a empresa, há 15 dias, ela Cosern identificou e desligou 30 ligações clandestinas que abasteciam 150 residências na cidade de Areia Branca, também na Costa Branca do estado.

A Cosern lembra que a operação vai continuar sendo feita mesmo nas cidades nas quais as equipes da companhia já fizeram as fiscalizações. Ela reforça o apelo para que a população denuncie as irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site (www.cosern.com.br) ou pelo telefone 116.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a 04 anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Ao longo de todo o ano de 2018, a Cosern conseguiu recuperar, por meio da “Operação Varredura” quase 22 mil MWh de energia que estava sendo furtada por “gatos” – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.

* Fotos: Divulgação Cosern

Matéria do DeFato

Sem comentários:

Enviar um comentário