A barragem Engenheiro José Batista do Rego em Poço Branco, com capacidade para armazenar 136 milhões de metros cúbicos de água, está sofrendo as consequências da seca e preocupa os moradores. Mesmo não sendo usada para abastecer a cidade, mas é fonte de sobrevivência para centenas de pescadores ribeirinhos.
Construída para controlar as cheias do rio Ceará-Mirim, a barragem tem sido também uma fonte de renda e atração turística para o município, em períodos de carnaval e quando a barragem chega a atingir seu potencial máximo e sangra.
A barragem foi construída em 1970 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS – órgão que ainda administração a barragem. Sua capacidade de armazenamento de água é de 136 milhões de metros cúbicos e o volume morto de 1.409.875,00 metros cúbicos. Tem 45 metros de alturas máxima e uma extensão do coroamento de 640 metros.
“Uma imagem tão bela e, ao mesmo tempo, tão triste”. Ao tempo em que os raios solares refletem na lâmina das águas do Rio Ceará Mirim, constatamos que o reservatório de Poço Branco se aproxima do temível volume morto: condição para surgir um cenário mais desolador com consequências incalculáveis…” relata Daniel Targino um dos moradores da cidade.
Assis Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário