Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

REUNIÕES TRATAM DE METAS, AÇÕES E DESAFIOS, PARA CONQUISTA DO SELO UNICEF EM GUAMARÉ‏.






Nos dias 04 e 05 de janeiro de 2016, ocorreu na sala de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, reuniões para dá início aos trabalhos da reta final da conquista do Selo Unicef no município de Guamaré. A reunião foi em dividida em dois momentos, na segunda foi realizada com representação da Secretaria de Educação e na terça com representação da secretaria de Saúde.

Os encontros foram presidido pela a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Secretária de Assistência Social e Presidente do CMDCA - Marisa Rodrigues da Silva, acompanhada da secretaria executiva – Kelly e do Assessor da secretaria de Assistência Social – Caio Farias e Secretário de Articulação Fabrício Morais.

O objetivo foi de avaliar os critérios das Ações Estratégicas do Plano de Ação, Linha de Base dos Indicadores e a validação dos documentos na Plataforma Virtual, requisitos fundamentais que a Gestão Municipal precisa cumprir para atingir as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF Edição 2013-2016.

Na reunião realizada na segunda-feira, dia 25, com a Educação, estiveram presentes a senhora Goretti Dias (Secretária Adjunta de Educação), a senhora Geovânia Marinho (Coordenadora Pedagógica Central) e a senhora Jacqueline Fonseca (Representante do Departamento de Inspeção Escolar).

Onde se destacou pela área da Educação os avanços com relação à conclusão da Provinha Brasil, realizada em dezembro; o acesso a água de qualidade em todas as escolas; e a adaptação e reforma das escolas para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Outras ações serão concluídas ainda este ano, e serão discutidas durante o Encontro Pedagógico.

Nesta terça-feira, a reunião foi realizada com a Saúde, contando com as presenças do Secretário Municipal, senhor Francisco Adriano Holanda Diógenes, senhor Jarbas de Morais Paiva (Coordenador da Atenção Básica) e senhora Gabriela Beserra (Coordenadora de Epidemiologia).

Na fala do Secretário de Saúde Adriano as ações estão bastante avançadas, com 80% já concluídas, ressaltadas pelo Secretário Adriano que alguns percentuais apontados pelos indicadores superam a média do grupo.

A Articuladora fez um balanço das ações desenvolvidas até agora de forma positiva, embora tenhamos alguns desafios para superar, enfatizando a importância de continuar unindo esforços junto a todos os atores envolvidos no processo de atuação das Políticas Públicas para reverter este quadro em favor da criança e do adolescente.

A metodologia utilizada pelo Selo UNICEF vem contribuindo para o fortalecimento das Políticas Públicas desenvolvidas no município, e a Articuladora destaca que, desde que assumiu este compromisso, o Prefeito Hélio Willamy Miranda da Fonseca vem priorizando, em todas as áreas, a atenção, a defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente, como meta da sua Gestão.

O Selo se caracteriza como reconhecimento público aos municípios que mais se destacaram na garantia dos direitos e na redução de desigualdades que afetam crianças e adolescentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário