Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

COPA: após os jogos em Natal, entidades tentam concluir saldo do Mundial


O fim do jogo entre Uruguai e Itália serviu também para decretar o início do período de  contagem dos benefícios e melhorias aportadas no Rio Grande do Norte juntamente com a Copa do Mundo.
A Arena das Dunas – palco de quatro jogos durante a primeira fase do Mundial – saiu de cena na última terça-feira, dia 24, e abriu espaço para que os natalenses se perguntem: e agora, o que fica de legado?
Segurança
Os representantes dos órgãos responsáveis pela defesa e segurança pública apresentaram, na última quinta-feira, dia 26, um balanço das ações realizadas durante os doze dias de evento na capital potiguar. De acordo com a Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN), Natal foi, dentre as cidades-sede, a capital mais segura na primeira fase do Mundial no Brasil.
Apesar da afirmação, a cúpula de segurança pública ainda não disponibilizou todos os números referentes às estatísticas que justifiquem o posto de “cidade mais segura”. A secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) está consolidando os números e deve apresentá-los nesta semana.
Estruturalmente, a maior obra viabilizada através da Copa do Mundo para a segurança pública foi o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Instalado na Escola de Governo, o CICCR funcionou como o “cérebro” da segurança e defesa durante a Copa. A partir do dia 18 de julho, o local passa a receber, definitivamente, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A Sesed viabilizou ainda a aquisição de 200 automóveis, 60 motocicletas e 200 câmeras de monitoramento. As forças policiais também foram equipadas com coletes, armas, rádios e outros veículos como o caminhão equipado com canhão de água e mais três caminhões que funcionam como Ciosps móveis.
O investimento na segurança com projetos voltados para Copa foi de aproximadamente R$ 80 milhões. “O que vai ficar de legado mais importante é a integração e interação entre todos os órgãos envolvidos no esquema tático de segurança e defesa”, diz o titular da Sesed, Eliéser Girão.
Dados
- Órgãos envolvidos: Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep.

- De acordo com titular da pasta,  houve redução de até 60% na taxa de homicídios, se comparado com o mês anterior
- R$ 80 milhões foi o investimento na área.
Com informações da Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário