Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Parque das Dunas é eleito 4° melhor parque do Brasil

Parque das Dunas de Natal comemora 35 anos de fundação (Foto: Canindé Soares/G1)
Parque das Dunas é o maior parque urbano sobre
dunas do país (Foto: Canindé Soares/G1)
O Parque Estadual das Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi eleito o quarto melhor parque do Brasil e quinto da América do Sul em uma pesquisa sobre as principais atrações de destinos turísticos ao redor do mundo. A premiação, que estreia neste ano, levou em conta milhões de avaliações e opiniões de viajantes que são usuários do site TripAdvisor.
Foram feitos rankings mundiais, por região e por país, que incluíram 1.263 pontos turísticos, parques, museus, parques de diversões e parques aquáticos vencedores. O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi eleito como o melhor do país, seguido pelo Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, o Mangal das Garças, no Pará e o Parque das Dunas.
O prêmio é definido com base na qualidade e quantidade de avaliações e comentários de viajantes sobre as atrações em cada uma das categorias. O ranking completo pode ser visto no seguinte endereço: http://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Attractions-cParks-g294280.
Veja a seguir os cinco primeiros colocados do Brasil e da América do Sul, de acordo com a pesquisa:
América do Sul
1° – Parque Ibirapuera (São Paulo, Brasil)
2° – Parque General San Martín (Mendoza, Arg)
3° – Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte, Brasil)
4° – Mangal das Garças (Belém, Brasil)
5° – Parque das Dunas (Natal, Brasil)
Brasil
1° – Parque Ibirapuera (São Paulo, SP)
2° – Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte, MG)
3° – Mangal das Garças (Belém, PA)
4° – Parque das Dunas (Natal, RN)5° – Parque Tanguá (Curitiba, PR)
Parque Estadual Dunas do Natal
Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas está localizado em Natal e possui uma área de 1.172 hectares. A unidade foi criada com o propósito de assegurar a preservação e conservação dos ecossistemas de dunas e mata atlântica.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar.
Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.
O parque tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturimo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário