Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

Detran projeta RN com um milhão de veículos em junho de 2014.


O Rio Grande do Norte tem atualmente 925.962 veículos circulando pelo estado. É o que dizem os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), atualizados em tempo real a cada novo emplacamento feito no RN. A previsão do setor de estatística do órgão é que a frota chegue à marca de 1 milhão de automotores durante a Copa do Mundo de 2014, mais precisamente no mês de junho.

De acordo com Francinésia Brito de Lucena Azevedo, integrante da equipe de estatística do Detran/RN, essa projeção havia sido apontada em um estudo realizado pelo Detran/RN em 2011. “O que mais assusta é o aumento exponencial da quantidade de veículos novos no estado: em menos de dez anos, a frota mais do que dobrou, passando de 407.356 veículos em 2005, para 884.239 no fim do ano passado”, destaca.

Só no primeiro semestre foram 35.696 novos emplacamentos, número 1,94% maior do que o registrado no mesmo período de 2012. Em Natal, o aumento no emplacamentos de veículos foi um pouco maior do que o registrado no âmbito estadual, com elevação de 2,50% entre 2012 e 2013. A capital potiguar tem 328.786 veículos circulando, o que representa 35,5% de toda a frota do estado.

Apesar do crescimento, o Detran/RN registrou queda no número de emplacamentos nos meses de maio e junho, respectivamente de 0,64% e 7,17%. Para o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, a prorrogação do desconto no IPI contribui. “As pessoas preferem esperar mais um pouco para fazer a compra, já que a isenção foi prorrogada até o fim do ano”, afirma.

Saldanha ressalta que o acompanhamento estatíscito é impostate para que o poder público possa nortear ações de ordenamento no trânsito e de mobilidade urbana. "A desoneração fiscal e a facilidade no crédito provocaram este boom, não apenas no registro de veículos, mas também na quantidade de novos condutores, outro aspecto inclusive que nos preocupa”, conclui.

Por Folha de Pedra Grande

Sem comentários:

Enviar um comentário