Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ônibus Escolar de Várzea é detido pela PRF e universitários ficam sem transporte


A Polícia Rodoviária Federal, apreendeu na quinta-feira, dia 25/04, ônibus escolar de vários municípios, entre eles Várzea, Santa Luzia, e Patos, durante a realização da operação “Caminho Desviado”, que tem como objetivo fiscalizar os veículos doados pelo Governo Federal para o ensino fundamental através do Programa Caminho da Escola.

O grande problema detectado segundo o relatório parcial da própria PRF, apresenta-se no uso destes transportes para o deslocamento de passageiros em casos saúde, passeios turísticos, eventos religiosos, como também, estudantes do ensino superior para outras cidades.

Uma das medidas viáveis para a solução do problema é a utilização da própria linha de crédito oferecida pelo Governo Federal junto ao BNDES, que disponibiliza para as prefeituras o financiamento de recursos para a compra de Ônibus e outros transportes para atender as necessidades do município haja vista que estes ônibus são exclusivos para o ensino fundamental.

Vale do Sabugi

No caso das cinco cidades da região Sabugi, o transporte universitário era realizado pelos veículos do Governo Federal, que depois de notificados pela PRF estão proibidos de transitar fora do objetivo do programa de atender ao ensino básico.

Em Lajes

Aqui na cidade de Lajes a situação não é diferente, talvez seja pior que nestas cidades mostrada nesta reportagem. É comum ver veículos da Prefeitura de Lajes funcionando nos sábados e domingos, isso não só da Secretaria de Educação, como também da SEMTHAS e SAÚDE, veículos que deveriam está guardados ou na manutenção para o uso determinado por cada secretaria.

Gastos

Além do uso inadequado, também a Prefeitura termina tendo gastos com combustível e diversos outros produtos necessários para o funcionamento do transporte, isso sem contar com a folga dos motoristas que são prejudicadas.

Medidas 

Essa é uma situação delicada, complicada para qualquer Secretário e para o próprio prefeito que é diariamente procurado para atender estes pedidos de viagens. Se não forem tomadas providências, o mesmo pode acontecer aqui em Lajes, assim como também em Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta e tantos outros municípios que uso o transporte escolar para outros fins.

Da Redação de do Blog de Robson Cabugi com Informações do Blog de JEFTE NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário