Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Jandaíra: O número de visitas ao Blog do Eurípedes Dias quase que triplicou nos últimos 2 dias



Veja como cresceu o Ibope do blog, nesses últimos dois dias depois que a grande Imprensa do estado, divulgou matérias do Blog do Eurípedes Dias sobre o protesto que interditou a BR 406. O blog do Eurípedes Dias ficou assim, AlÔoooo Vôooo touu Estouuuradooo.

Veja as Matérias



Portal do G1




07/03/2013 13h29 - Atualizado em 07/03/2013 17h14

Protesto de moradores de Jandaíra, RN, 


interdita BR-406

Protesto é contra demissão de terceizados da prefeitura, diz PRF.
BR-406 foi interditada por volta das 12h30 desta quinta-feira.


Fernanda Zauli e Caroline HolderDo G1 RN

Manifestantes usam fogo para interditar a via (Foto: Eurípedes Dias/Cedida)Manifestantes usam fogo para interditar a via (Foto: Eurípedes Dias/Cedida)
Moradores de Jandaíra, município a aproximadamente 110 quilômetros de Natal, fecharam a BR-406 no início da tarde desta quinta-feira (7). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os moradores estão protestando contra a demissão em massa de funcionários terceirizados que trabalhavam na prefeitura da cidade.
A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte informou ainda que o protesto bloqueou o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-406 desde às 12h30.
A informação foi confirmada pelo assessor de comunicação da prefeitura, Wendell Câmara. "O prefeito da cidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) com o Ministério Público. Com isso, precisou demitir os  funcionários que haviam sido contratados, temporariamente, no início da nova gestão, em janeiro. O MP quer que essas vagas sejam preenchidas por meio de concurso público", afirmou Wendell.
Ainda segundo o assessor, os trabalhadores demitidos ocupavam os cargos de gari e de auxiliar de serviços gerais. Wendel disse também, que os dois sentidos da BR-406 continuam bloqueados.
"Já gerou congestionamento e caminhões que transportam combustíveis, sal e peças da usina eólica estão parados. Essa estrada dá acesso a outros municípios, como Guamaré e Natal", finalizou.
Caminhões e carros de passeio formam congestionamento na BR-406 (Foto: Eurípedes Dias/Cedida)Caminhões e carros de passeio formam congestionamento na BR-406 (Foto: Eurípedes Dias/Cedida)






















Tribuna do Norte

Demissões de terceirizados geram protesto em Jandaíra

Publicação: 07 de Março de 2013 às 17:17
tamanho do texto A+ A-

Uma possível demissão de funcionários terceirizados no município de Jandaíra provocou protesto na tarde desta quinta-feira (7), no quilômetro 70 da BR-406. Os manifestantes queriam cobravam a permanência nos cargos após a confirmação de deixariam os postos após o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura com o Ministério Público.

O Ministério Público, através de nota, explicou vem realizando reuniões com prefeitos com o objetivo de resolver uma situação de ilegalidade, que é a suposta contratação sem concurso público de advogados para exercer a função de procurador municipal.
Segundo o MP, na reunião com o prefeito de Jandaíra, Beto Roque, e um assessor jurídico da Prefeitura, o prefeito concordou em assinar o TAC, em que se comprometeu a realizar concurso público, até o final desse ano, para convocar procuradores municipais. 

Na ocasião, ainda de acordo com o MP, Roque teria confirmado a intenção de realizar um concurso público geral, incluindo outros cargos do Município, mas esse cargos não teriam feito parte do ajuste firmado entre o Ministério Público e o prefeito, o que implica na demissão dos ocupantes de cargos irregulares.

Durante o dia, o vereador Reginaldo Dantas (PMDB) teria sido apontado como o responsável pelas demissões devido a denúncia que fez sobre contratações irregulares em Jandaíra onde apadrinhados seriam beneficiados. Contudo, o vereador disse que as demissões ocorrem porque o Município não tem condições de honrar os pagamentos. O MP ainda informou que o TAC não tem ligação com denúncia do parlamentar.

Após o imbróglio, o protesto impediu o tráfego na BR-406 durante pouco mais de uma hora, mas foi liberado aproximadamente às 16h, de acordo com a PRF.

MP desmente Prefeitura de Jandaíra e tira responsabilidade de vereador





População, revoltada revoltada com a atitude do vereador, ocupou a calçada da prefeitura.Os populares chamaram duas equipes de TV e ameaçaram bloquear a BR 406.
População, revoltada revoltada com a atitude do vereador, ocupou a calçada da prefeitura.Os populares chamaram duas equipes de TV e ameaçaram bloquear a BR 406

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (7) desmentindo a informação veiculada pela Prefeitura de Jandaíra de que o vereador Regionaldo Dantas seria o responsável pelas demissões ocorridas na gestão municipal. Segundo a nota, assinada pelo promotor de Justiça Roger Rodrigues, da Promotoria de João Câmara, "não houve qualquer denúncia por parte do vereador Reginaldo Dantas nem por parte de qualquer vereador daquele Município, que ensejasse a atuação dessa Promotoria".

O promotor também faz questão de ressaltar que não houve qualquer tipo de "imposição por parte do Ministério Público, tendo o Prefeito assinado o TAC livremente, assessorado pelo advogado". Isso, porque a Prefeitura da cidade divulgou que as demissões de "pais de família" eram consequências de uma ação do MP após denúncia de Reginaldo Dantas. 

Devido à revolta da população demitida pelo prefeito de Jandaíra, Beto Roque, por falta de recursos públicos para custear a folha, muitos moradores se aglomeraram na entrada da cidade e queimaram pneus. Eles acreditavam que Reginaldo Dantas e o MP eram os responsáveis pelas demissões e atraso no pagamento daqueles que continuaram contratados. 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A 1ª Promotoria de Justiça de João Câmara vem a público esclarecer alguns pontos em relação aos fatos ocorridos na data de hoje.

Na semana passada, dando continuidade a um trabalho já existente nessa Promotoria, houve algumas reuniões com Prefeitos dos Municípios dessa comarca, dentre eles, o Prefeito de Jandaíra, com o objetivo de resolver uma situação de ilegalidade, a saber, a contratação, sem concurso público, de advogados para exercer a função de procurador do Município. 

Especificamente na reunião com o Prefeito de Jandaíra, o qual estava acompanhado do assessor jurídico da Prefeitura, o Prefeito concordou em assinar um TAC (termo de ajustamento de conduta), em que se comprometeu a realizar concurso público, até o final desse ano, para convocar procuradores municipais. Na ocasião, o Prefeito informou à Promotoria de sua intenção de realizar um concurso público geral, incluindo outros cargos do Município, contudo, esses cargos não fizeram parte do ajuste firmado entre o Ministério Público e o Prefeito. 

Ressalte-se que não houve qualquer tipo de imposição por parte do Ministério Público, tendo o Prefeito assinado o TAC livremente, assessorado pelo advogado. 

Registre-se, também, que não houve qualquer denúncia por parte do vereador Reginaldo Dantas nem por parte de qualquer vereador daquele Município, que ensejasse a atuação dessa Promotoria.

Cumpre informar que outros cargos ocupados sem concurso público também poderão vir a ser analisados pelo Ministério Público em momento posterior, com a finalidade de impedir o descumprimento das normas constitucionais e legais que devem reger a Administração Pública do Município de Jandaíra , bem como de qualquer outro Município que faça parte da comarca de João Câmara. 

Por fim, a 1ª Promotoria de Justiça de João Câmara reafirma seu compromisso perante a sociedade de zelar pelo cumprimento das leis, independentemente de interesses pessoais de quem quer que seja.





Registre-se, também, que não houve qualquer denúncia por parte do vereador Reginaldo Dantas nem por parte de qualquer vereador daquele Município
A promotoria informou que não houve qualquer denúncia por parte do vereador Reginaldo Dantas e nem por parte de qualquer vereador daquele Município | Foto: Eurípedes Dias

Devido à revolta dos servidores demitidos pelo prefeito de Jandaíra, Beto Roque, muitos moradores se aglomeraram na entrada da cidade e queimaram pneus. Eles acreditavam que Reginaldo Dantas e o MP eram os responsáveis pelas demissões e atraso no pagamento daqueles que continuaram contratados.

1 comentário:

  1. bom dia amigo euripedis e triste ver nossa cidade aparecer nos principais noticiarios do estado com esse tipo de noticia mas amigo isso e reflexo da politica atualmente praticada em todo o interior do estado do rn os politicos pra vencerem prometen empregar todo mundo e quando toman posse e que vão ver que o buraco e mais enbaixo o povo ten culpa pois não votam pelas propostas de governo e sim pela promessa de emprego feita individualmente a cada um eleitor o ministerio publico o tce eo tcu tambem e culpado pois ja deverian faser cunprir a lei todo o quadro de funcionarios municipais deverian ser contratado atravez de concursso publico exceto os secretarios claro por causa disso sofre toda a população dentre esses manifestantes pode analisar que tem muita gente que so vai receber sem prestar qualquer tipo de serviço a população jandairense e isso acontece en todas as administrações tanto de silvano ou de fabinho ou de beto ve ai se alguem protesta por jandaira numca ter entrado no seguro safra todo esses anos os pequenos agricultores foram prejudicados mas nimguem vai protestar por isso infelismente isso e brasil

    ResponderEliminar