Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mossoró recebe um dos mais modernos fóruns do Estado

Mossoró inaugura um dos mais modernos fóruns do Estado


A população da Comarca de Mossoró acaba de ganhar um equipamento que é considerado um dos mais modernos do Estado: a nova Casa da Justiça local, que está localizado no chamado distrito judiciário, localidade que já conta com as edificações da justiça federal, do trabalho e do Ministério Público.
De acordo com o Tribunal de Justiça, a edificação custou R$ 14.761.428,23 e sua construção foi iniciada em agosto de 2010. O novo Fórum de Mossoró tem 8.896,20m² de área construída e foi executada em alvenaria de tijolo e estrutura de concreto, utilizando-se no seu interior de divisórias tipo “dry wall” acústica e/ou standard.
Inaugurada no final da tarde desta segunda-feira, 17, pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes, a nova Casa de Justiça de Mossoró mantem o mesmo nome: Doutor Silveira Martins, uma justa homenagem a um de seus filhos mais ilustres e que muito contribuiu para o engrandecimento do Estado e do Judiciário Potiguar.
O projeto foi desenvolvido pelo departamento de arquitetura do Tribunal de Justiça e compreende 30 Varas divididas entre Cíveis, Criminais e Juizado Especial; um Plenário do Júri com capacidade para 249 assentos; sala da OAB; sala para o Ministério Público, almoxarifado, arquivo geral e estacionamento para 116 automóveis.
O novo fórum foi construído em um terreno com 20.000,00m² de área limitado ao Norte pelo terreno de propriedade da UFERSA, ao Sul com a Rua Alameda das Carnaubeiras 335, ao Oeste com a AFESAM e ao Leste com o prédio do TRT. O terreno foi uma doação da UFERSA.
Na ocasião, ocorreu o descerramento da placa da Comissão Permanente de Gestão Ambiental-COPEGAM, que foi doada pela Fundação Vingt-Un Rosado, no intuito de demonstrar que a construção do fórum obedeceu ao plano de construções sustentáveis. Assim, foi plantada a árvore popularmente conhecida como craibeira, símbolo natural da Justiça.
Posteriormente, no Hall de entrada do Fórum Dr. Silveira Martins, aconteceu o descerramento da placa inaugural da nova Casa de Justiça local, com as bênçãos do bispo da Diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana.
A solenidade
A solenidade de inauguração foi bastante prestigiada pelas autoridades estaduais, como representantes do Tribunal de Justiça (estiveram presentes dez desembargadores e juízes convocados, além de vários juízes de Mossoró e de outras comarcas, assim como inúmeros servidores do Judiciário).
Para abrilhantar o evento, aconteceram algumas apresentações culturais: as crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mossoró) entoaram as canções Jingle Bells (sinos de Belém) e Feliz Quem Crê no Amor) e; o Grupo MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças declamou o poema “Os animais tem razão, do poeta mossoroense Antônio Francisco.
Compuseram a mesa: a presidente do TJ, desa. Judite Nunes; o diretor do Fórum, Cornélio Alves de Azevedo Neto; a governadora Rosalba Ciarline; o vice-presidente do Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Nogueira (representando a ALRN); o vice-presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia (representando o TRE); a prefeita municipal de Mossoró, Fafá Rosado; o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José da Silveira Júnior; o promotor de justiça José Hercy Ponte de Alencar, representando o Ministério Público; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Mossoró, Humberto Fernandes Costa do Rego; o Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana; e o representante da família do Dr. Silveira Martins, Silmar da Silveira Borges.
Fonte: Portal do Judiciário do RN

Sem comentários:

Enviar um comentário