Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Homícidios crescem em Natal


Homícidios crescem em Natal
Levantamento da Sesed mostra aumento de crimes nos cinco primeiros meses
Paulo de Sousa
jpaulosousa.rn@dabr.com.br

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apontam que houve um aumento de 1,6% nos registros de homicídios em Natal e de 27% na região metropolitana da capital potiguar durante os cinco primeiros meses de 2012, comparando-se com o mesmo período do ano passado. Em todo o Rio Grande do Norte, porém, houve uma queda de 7,3% desses números e em Mossoró, na região do Alto Oeste, o decréscimo foi de 57,6%. O adjunto da Sesed, o delegado federal Clidenor Silva Júnior, atribui a diminuição em todo o estado ao uso de dados para combater à violência e afirma que é prioridade do governo reduzir ainda mais o número de assassinatos. Entretanto, para o advogado Marcos Dionísio, do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), as estatísticas demonstram, na verdade, que "a segurança pública estadual continua patinando". Ele alerta ainda que, se seguir dessa forma, este ano pode repetir os números de 2011, quando foram registrados 398 assassinatos em Natal.


Os números mostram que, apesar de Natal apresentar uma redução acumulada de homicídios de 32% nos dois primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2011, março de 2012 teve um salto de 125% nesses casos em relação ao ano passado. De janeiro a março deste ano, foram registrados 126 assassinatos na capital potiguar, dois a menos que no ano passado durante esse mesmo espaço de tempo. A variação é ainda maior nos números da região metropolitana, principalmente no mês de janeiro deste ano, que teve um aumento de 166% dessas ocorrências. De 74 registrados no ano passado, em 2012 passou para 94 em toda a Grande Natal, um aumento de 27%.



A situação é menos alarmante nos números de todo o RN. Nos cinco primeiros meses de 2012, foram registrados 356 assassinatos contra 384 durante esse período no ano passado. A cidade que merece destaque nesses dados é Mossoró, cujo crescimento nos homicídios se tornou alarmante para toda a população durante o ano passado. À exemplo, entre janeiro a março de 2011, foram registrados 92 homicídios. Já este ano, no mesmo intervalo de tempo, houve apenas 32.



Concentração



O adjunto da Sesed diz que, ao se analisar esses dados, é preciso levar em consideração o fato de a Grande Natal concentrar cerca de 2,5 milhões de habitantes, enquanto que toda a população do RN ser de um pouco mais de 3,5 milhões. "A variação nos dados da capital ainda é pequena, apesar de nossos esforços, por causa desse fator". Já a redução nos números gerais em todo o estado, segundo Clidenor Silva Júnior, é explicada pelo uso dos dados levantados pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac), implementada desde o ano passado.



"Com a análise desses dados, podemos dar um direcionamento mais eficaz ao policiamento. Com essas informações, podemos fazer o zoneamento dos homicídios, saber onde eles são mais frequentes. Os dados vão mais além, mostrando o perfil das vítimas e dos moradores dos locais onde os crimes acontecem.Podemos, assim, usar esse critério para distribuir as viaturas da PM. E isso tem surtido efeito", explica Silva Júnior. 
fonte: diário de natal

Sem comentários:

Enviar um comentário