Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Preços do leilão para telefonia 4G serão divulgados hoje pela Anatel


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai divulgar hoje (27) os preços dos lotes que serão leiloados na licitação das faixas de 2,5 giga-hertz (GHz), destinada à telefonia de quarta geração (4G), e de 450 mega-hertz (MHz), para a ampliação da cobertura dos serviços de telefonia e internet na área rural. 

Segundo a Anatel, a licitação dessas faixas, marcada para o dia 12 de junho, tem a finalidade de atender à crescente demanda por serviços de telecomunicações e proporcionar a infraestrutura adequada para a realização de grandes eventos internacionais no país nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O edital, que já foi aprovado pela Anatel, estabelece que as operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência para o 4G deverão oferecer o serviço a todas as cidades que serão sedes da Copa das Confederações até abril do ano que vem e para todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo até dezembro de 2013. Todas as capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G até dezembro de 2014. A cobertura nacional deve estar concluída até 2017.

Pelas regras do edital, a Anatel vai leiloar primeiro as faixas para a zona rural e o critério de seleção da proposta vencedora será o de menor preço ao consumidor. Se não houver interessados, a faixa de 450 MHz será atrelada ao leilão da faixa de 2,5 GHz. Nesse caso, os vencedores serão aqueles que apresentarem os maiores lances. As operadoras que ganharem a licitação da telefonia de 4G deverão cumprir também as metas para a telefonia rural.

O edital de licitação estará disponível para consulta na página da Anatel na internet a partir das 14h. As propostas de preço e a documentação de habilitação dos interessados em participar do leilão deverão ser apresentadas à Anatel no dia 5 de junho.

Por Sabrina Craide, Agência Brasil
 

Sem comentários:

Enviar um comentário