Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ministro gostou do que viu


Ministro gostou do que viu
Aldo Rebelo volta a elogiar cronograma de obras da Arena das Dunas

Sérgio Henrique Santos



O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, rasgou de elogios o Governo do Estado por dar cumprimento ao cronograma de obras da Arena das Dunas e o prolongamento da Prudente de Morais, obra de mobilidade sob responsabilidade do governo e que deverá ser entregue em agosto.

Ministro dos Esportes visitou na manhã de ontem o canteiro de obras e conversou com vários operários da Construtora OAS. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

 Rebelo visitou o canteiro do futuro estádio de Natal para a Copa 2014 e as obras da rodovia, que ficam em Cidade Satélite, Zona Sul da capital. A visita faz parte de um cronograma de avaliações periódicas feitas pelo ministro. Antes de Natal, ele visitou Fortaleza, que segundo relatou naturalmente está mais adiantada porque vai sediar, além da Copa do Mundo, a Copa das Confederações em 2013, o que não é o caso de Natal.

Acompanharam o ministro os secretários estadual e municipal da Copa, Demétrio Torres e Jean Valério, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e diretores do consórcio Arena Natal, da OAS. A governadora Rosalba Ciarlini não participou da visita porque viajou a Brasília. Contudo, elajá havia se reunido com o ministro no início da manhã. A comitiva assistiu uma apresentação do andamento do cronograma de obras do futuro estádio. Atualmente o canteiro funciona com 630 operários, 25 deles apenados beneficiados pelo Programa Novos Rumos. Segundo Demétrio Torres, da Secopa-RN, 22,01% do cronograma estabelecido com a FIFA já está concluído.

O percentual de 22% se refere à sondagem, demolição do Machadão/Machadinho, terraplanagem, drenagem da área e montagem de todo o canteiro de obras. Aproximadamente 2.505 estacas já estão fincadas no terreno. "As pessoas não percebem que a obra já está avançada com 20 metros de profundidade. A única coisa que falta ser realizada é a Arena em si", disse Demétrio.

Só que o secretário afirmou que da superestrutura da Arena, que inclui 219 blocos, 74 pilares e 10 muros de contenção, 0,5% já está feito. "Aproveitamos sua presença aqui, ministro, para anunciar que ontem [segunda-feira] ficou pronto o primeiro pilar da fábrica de pré-moldados", afirmou o secretário.Rebelo declarou: "Eu sempre tive e tenho a expectativa de que o Rio Grande do Norte e Natal conseguirão realizar uma grande Copa do Mundo. Não será a mais importante e nem a mais difícil obra realizada aqui, mas todos nós esperamos que tudo seja executado como mais uma realização de sucesso na capital".

Terceiro turno

A construção da Arena das Dunas segue em ritmo acelerado, inclusive com a implantação de um terceiro turno de trabalho, garantiu o secretário da Copa, Demétrio Torres. "Estamos saindo do chão agora. Até então estávamos trabalhando para baixo. Iniciando as peças pré-moldadas a Arena será erguida como se fosse um brinquedo de montagem", afirmou. 


fonte: diário de natal

Sem comentários:

Enviar um comentário