A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os supostos esquemas fraudulentos envolvendo o empresário e contraventor Carlinhos Cachoeira, instalada nesta quinta-feira (19), já tem 18 dos 32 membros titulares confirmados. O Rio Grande do Norte, até o momento, não terá nenhum representante entre os titulares da comissão - o deputado Rogério Marinho (PSDB) será suplente. O ex-delegado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP) e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB/AL) estão confirmados.
Arquivo TN
Ex-presidente afastado por corrupção, Fernando Collor será membro da CPMI do Cachoeira
O prazo para que as legendas apresentem os nomes que vão participar da investigação é a terça-feira (24). Ao todo, 16 parlamentares da Câmara e 16 do Senado vão compor a CPMI, que terá, no mínimo, seis meses para investigar os fatos, solicitando quebra de sigilo fiscal e telefônico dos suspeitos. O relatório final será encaminhado ao Ministério Público Federal, que tomará as providências no âmbito criminal e cível dos envolvidos, enquanto o próprio Congresso pode definir sobre o futuro dos parlamentares que porventura tiverem ligações com esquemas fraudulentos, havendo a possibilidade, inclusive, de cassação dos mandatos.
Os representantes da Câmara dos Deputados estão praticamente definidos. Dos 16 membros, somente os três do PT ainda não foram indicados. Estão confirmados como titulares Íris de Araújo (PMDB/GO), Luiz Pitiman (PMDB/DF), Carlos Sampaio (PSDB/SP), Fernando Francischini (PSDB/PR), Onix Lorenzoni (DEM/RS), Iracema Portella (PP/PI), Paulo Foletto (PSB/ES), Rubens Bueno (PPS/PR), Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Filipe Pereira (PSC/RJ), Miro Teixeira (PDT/RJ), Silvio Costa (PTB/PE) e Maurício Quintella Lessa (PR/AL).
Já no Senado, há dois nomes confirmados: Vicentinho Alves (PR/TO) e Fernando Collor (PTB/AL). Mais seis nomes foram indicados pelo bloco da minoria, mas ainda não há a confirmação quais serão os três e os três suplentes. Álvaro Dias (PSDB/PR), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Aloísio Nunes Ferreira (PSDB/SP), Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) e Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) são os indicados.
As demais vagas do Senado são do grupo de apoio ao Governo e da maioria, mas ainda não houve a definição sobre os nomes dos parlamentares que serão indicados.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário