Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Galinhos: “Me diga com quem andas que eu digo quem tu és”?


Matéria do Blog Guamaré em Dia



Hudson Matias – Tesoureiro da Prefeitura ao lado do Prefeito Interino Francinaldo Cruz “Irmão Naldo”.

O blog de Robinson Pires, um dos maiores e mais lidos do estado, aborda um assunto que todos no RN já sabem… Galinhos nunca vai mudar se continuar com a velha política. No instante em que a população está a padecer na espera de um milagre, os velhos políticos da cidade estão  curtindo o “sono dos justos”.

A cidade ficou conhecida na região do mato grande e região salineira, como um jogo político de cartas marcadas em cada eleição, seja para o executivo como para o legislativo.

A articulação da velha política se dar em cada nomeação, em cada ação ou falta de ação. A ilha só vai mudar quando a população criar a coragem que falta na maioria para que esta mudança aconteça, acabando nas urnas com esse jogo sujo manipulado, colocando no poder alguém que respeite seu povo, tenha zelo com o dinheiro público e faça a cidade crescer.

A conta que a população vem pagando a anos com a falta de desenvolvimento é altíssima, o povo tem se tornado escravo de grupos políticos, e esquece que o poder da mudança está na suas mãos. Há muitos servidores nomeados preferindo usufruir dos ganhos do erário público sem merecimento algum, os exemplos são muitos e claros.

A maioria não tem sequer um mínimo de competência para estar à frente de suas determinadas secretarias, o compromisso politico que levou o atual prefeito Francinaldo Cruz, mas conhecido como irmão Naldo, a fazer inúmeras nomeações está deixando a população descontente, em especial, do atual tesoureiro Hudson Matias, já bem esclarecido pelo o bloqueiro Robinson Pires.

Tudo que está ocorrendo na cidade é fruto do descaminho e a falta de desenvolvimento, um retrocesso que vem se alastrando por todo o município e afetando a população que sonhou e sonha com dias melhores, mas os velhos grupos políticos não deixam o povo sonhar e realizar o sonho que é de todos…  De ver a cidade crescer em todos os setores, dando ao cidadão o orgulho de morar em Galinhos, coisa que hoje poucos tem.

Vejam a seguir a matéria do Blog Robinson Pires:

Canguaretama e Galinhos: tão longe, tão perto

Apesar de serem separadas por 230 quilômetros, Canguaretama e Galinhos têm sido cenário de episódios com muitos elementos em comum. A distância geográfica não impediu que as duas cidades vivessem enredos políticos bem parecidos, incluindo até os mesmos personagens.

Em maio de 2016, a então prefeita de Galinhos, Josineide Cunha de Medeiros, foi cassada pelos vereadores do município, sob a acusação de ter cometido crime de responsabilidade. Vice-prefeito à época, Fábio Rodrigues assumiu a Prefeitura. O presidente da Câmara era o vereador Afrânio Dias. Até hoje, a acusação não foi confirmada pela Justiça.

Exatos dois anos depois, também no mês de maio, Canguaretama vive contexto semelhante. Foi iniciada investigação na Câmara Municipal para apurar improbidade administrativa da prefeita Fátima Marinho, reeleita pela população em 2016. A presidente da Câmara de lá é a vereadora Irmã Lila.

A coincidência entre as histórias chama a atenção quando os protagonistas são identificados. Afrânio Dias e Irmã Lila são casados. O filho dele, Hudson Matias Cavalcante, participou das articulações de 2016 em Galinhos, e hoje é visto com frequência nos corredores do legislativo de Canguaretama, onde auxilia informalmente a madrasta no exercício da presidência.

Hudson, no entanto, ocupa cargo comissionado de prestígio em Galinhos. Ele foi nomeado recentemente Tesoureiro do município, que está entre os que mais recebem royalties no Rio Grande do Norte.

Depois que assumiu a Prefeitura, Fábio Rodrigues, antes aliado de Afrânio, Hudson e Irmã Lila, perdeu o apoio da família. Ele acaba de ser cassado. A segunda cassação em Galinhos em menos de dois anos. O novo prefeito, Irmão Naldo, foi quem nomeou Hudson para o cargo de Tesoureiro.

Enredos que se parecem. Personagens que se confundem. Resta saber se o final em Canguaretama será o mesmo…

Sem comentários:

Enviar um comentário