Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

FOTOS: São Gonçalo vai ganhar estátua do Galo Branco, símbolo do folclore do RN.

img.php2222222222233333333333333333333A comunidade de Novo Santo Antônio foi escolhida para abrigar a construção de um monumento em homenagem ao artesanato de São Gonçalo do Amarante. A Prefeitura Municipal está construindo na localidade, às margens da RN 160, uma estátua do Galo Branco, também conhecido no município, como o “Galo Branco de Dona Neném”.
A obra está na fase de solda da estrutura em ferragem, é assinada pelo artista plástico Guilherme da Silva (Índio), e será custeada com recursos próprios no valor de R$ 64 mil, oriundos da Fundação Cultural Dona Militana e acompanhamento da obra pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Além da estátua de 13 metros no formato do galo, o espaço vai contar ainda com uma praça no entorno e servirá como ponto de visitação.
O Galo Branco – O Galo Branco nasceu das mãos do artesão Antônio Soares, que viveu em Santo Antônio do Potengi, mas foi sua assistente, Dona Neném Felipe, que deu um novo estilo a “quartinha” de barro em formato de galo, deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. O Galo Branco foi escolhido como símbolo do folclore Norte-rio-grandense, no ano de 1996, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão, que justificou a escolha em 1950, tida como festiva e lúdica.
Com informações e fotos da assessoria

Sem comentários:

Enviar um comentário