A Prefeitura Municipal de Guamaré e Secretaria de Assistência Social realizaram na noite desta quinta (10), na sede do município em Guamaré, o último Pré–Fórum comunitário do selo UNICEF.
O evento foi realizado na Quadra de Esportes da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira com um bom público presente.
Estiveram presentes a Secretaria de Assistência Social e Articuladora do selo UNICEF – Marisa Rodrigues (palestrante), Mobilizadora na área da educação – Rita Anjos, a Coordenadora doRenda Familiar – Neide Pereira, a adolescente Thaynara do Nuca, o Moderador do NUCA Adelson de Gois, Silvio – conselheiro tutelar, o vereador Edinor Albuquerque representando o poder legislativo, os técnicos das áreas da Educação, Assistência, Saúde e Esporte e a população no geral.
O Pré–Fórum na sede do município teve como objetivo de incentivar e qualificar a participação popular para as discussões das políticas públicas no fortalecimento a promoção e a garantia dos direitos básicos, indispensáveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de todas as localidades do município de Guamaré.
Na fala da Articuladora Marisa no primeiro momento agradeceu a participação de todos e que aquela noite seria muito importante para todas as famílias presentes ao evento.
Enfatizou que o selo UNICEF veio para impulsionar o município a traçar estratégias para reduzir os indicadores negativos que ainda existem no município mesmo apesar dos esforços por parte do gestor e secretários das áreas das politicas públicas. E que para melhorar a vida das crianças, adolescentes e de todas as do município é preciso à participação de todos.
A apresentação cultural ficou por conta do grupo de teatro da escola Maria Madalena na qual encenaram uma peça com o tema “A feira” que tratou sobre os preconceitos, o bulling e as diversas desigualdades sociais, além de outras apresentações das escolas do município.
Ao término da apresentação foi apresentado um vídeo com imagens representativas enfocando as 06 desigualdades; quanto à – Gênero – Raça e Etnia – Renda – Condição Pessoal – Território e Idade.
Logo a pós a fala da articuladora foi dividido os 08 temas sobre as desigualdades sociais para dois grandes grupos de trabalho, referenciando todas as desigualdades vividas na comunidade.
Ao término da exposição das propostas, a assistência social Neide Pereira, fez a escolha dos representantes da comunidade através do voto popular, os escolhidos um que represente uma família beneficiária do bolsa família e um adolescente para compor o Nuca.
No encerramento Marisa falou sobre todas as propostas apresentadas pelos adolescentes e enfatizou que o gestor quer cada vez mais acertar e é por isso que quer ouvir a população para ter o conhecimento das necessidades e anseios das famílias por localidade e principalmente dosmeninos e meninas de todo o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário