Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

Guamaré: LIXO E ENTULHO OCUPAM BEIRA DO RIO ARATUÁ

Por Edilmar Medeiros / O Guamareense

Moradores e pescadores que moram próximo ao Rio Aratuá nas proximidades da Rua Professor João Batista reclamam que entulhos da obra de drenagem da rua estão sendo jogados próximo as margens do Rio Aratuá causando poluição na praia.

O blog foi conferir de perto a veracidade da reclamação e constatamos a sujeira e poluição que está sendo causada naquela área,além dos restos de materiais encontramos bastante lixo em meio aos entulhos.


Aqui chamo atenção para as autoridades competentes da cidade que são responsáveis pela limpeza e o meio ambiente que tomem providências pois segundo moradores a caçamba está sempre despejando entulho neste local.


Outro fato que me chamou a atenção foi a quantidade de lixo que é jogado na praia por pessoas que moram perto,nossa câmera flagrou pneus,restos de materiais de construção como cacos de tijolos,telhas e até um vaso sanitário foi encontrado  no muro de arrimo.


Gostaria também aqui de chamar atenção das pessoas que jogam lixo na praia para que se conscientizem sobre poluição e não joguem mais lixo na praia pois muitos materiais como pneus,vidros,plásticos  demoram muito a se decompor.
Vejam qual o tempo de decomposição de cada material que é jogado no meio ambiente sem nenhum tipo de reciclagem:

Material
Tempo de Degradação
Latas de Aço
10 anos
Alumínio
200 a 500 anos
Cerâmica
Indeterminado
Chicletes
5 anos
Cordas de nylon
30 anos
Embalagens Longa Vida
Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET
Mais de 100 anos
Esponjas
Indeterminado
Filtros de cigarros
5 anos
Isopor
Indeterminado
Louças
Indeterminado
Luvas de borracha
Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)
Cerca de 450 anos
Papel e papelão
Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)
Até 450 anos
Pneus
Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas
Mais de 100 anos
Vidros
indeterminado

Esperamos que alguém faça alguma coisa começando pelas secretarias de obras e meio ambiente, que sejam mais educadas e joguem o lixo no lugar adequado,e quanto a entulhos de obras públicas sejam despejados em locais apropriados e não praia como está sendo feito.
LIXO NO LIXO

O Lixo

Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em qualquer lugar como : parques, praias, córregos, rios, lagos e outros locais públicos, afetando a qualidade da água e o meio ambiente.
Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes. Demonstra falta de educação. Jogar lixo no chão é ruim para a imagem de qualquer pessoa. É uma vergonha.
O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a cidade fique limpa e bonita.

Sem comentários:

Enviar um comentário