Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Acorda minha gente de Jandaíra, Rio Grande do Norte, Brasil


1 comentário:

  1. Políticos são pessoas especiais porque representam milhares de outras. Milhares votaram neles porque esperavam ser bem representadas. Alguém falaria por elas. Mas toda democracia precisa ser vigiada. Todo governo precisa de oposição porque o poder e o acesso ao dinheiro corrompem. Ninguém é tão puro e ilibado que jamais prevaricaria. VIGIAR OS POLÍTICOS É UM DEVER DO POVO E ACEITAR SER VIGIADO É ATO DE HUMILDADE DO POLÍTICO. Toda oposição também precisa ser vigiada. Às vezes o político na oposição se excede. Seu desejo de governar pode leva-lo a mentiras e crueldades e até vilanias. É melhor que tenha provas sólidas, se quiser tirar alguém do poder. [...] Uma democracia que se preze supõe esta vigilância. Estão lá porque foram eleitos e, se não foram porque são funcionários de carreira, estão lá para representar um povo e obedecer e aplicar as leis que, boas ou más, existem e pedem aperfeiçoamento constante.

    Res Publica Aprendemos com os Res Publica de Platão e com Utopia de Thomas Morus que, em política, o governo deve ter liberdade para governar, mas deve ser vigiado para não governar de maneira errática e sectária. Os príncipes maquiavélicos sejam depostos. Não vale qualquer coisa para chegar ou para ficar no poder. Se for governo, será para todos e não apenas para os membros do partido eleito. Escolham bons técnicos nem que sejam de outras convicções. Escolher um incompetente só por ser correligionário é atestado de burrice ou de malícia do governante. Seja este governante declarado incapaz tanto quanto os que ele nomeou.
    [...] O Governo quase nunca é bom empresário. Pressionado pelos políticos e partidos, acaba contratando gente inapta e pagando mais do que deve. E leve-se em conta que muitas obras custam duas ou cinco vezes mais do que o preço de mercado, porque políticos corruptos mancomunados com marginais de gravata trabalham com altas propinas.
    Se os eleitos mostrarem serviço, sejam elogiados. Em última análise, quem tem o poder é o povo, porque ele tem uma arma chamada voto. Em alguns casos seu voto deve funcionar como veto!
    Ensinar a votar Mas é preciso também ensinar o mesmo povo a votar, a fim de que, outra vez, não seja manipulado pelas oligarquias ou ideologias, ou religiões que se utilizam do voto de cabresto. De um modo ou de outro, muitos grupos praticam voto de cabresto. Vote no sinhozinho, vote só na esquerda, vote só na direita, vote só em candidato da nossa igreja. Isso tudo é cabresto.
    A mera expressão “vote” já é antidemocrática, porque imperativa. Seria mais democrático se viesse precedida de um verbo que não denotasse imposição.
    Escolher o melhor Que o povo aprenda escolher o melhor, mesmo que não seja o da sua igreja; o melhor, mesmo que não seja o do seu partido; o melhor, mesmo que não seja da sua região e, principalmente, que não seja secretário do coronel. [..] Vigiem-se os políticos de voto pago. Vigiem-se os jornalistas de matéria paga! Sejam livres, mas assumam o que dizem…


    (Texto DEMOCRACIA VIGIADA de Pe. Zezinho )

    ResponderEliminar