Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Revista Time: Joaquim Barbosa listado entre os 100 mais influentes


Do R7

Com forte presença de políticos e celebridades internacionais, o ranking das cem personalidades mais influentes da revista norte-americana Time este ano conta novamente com uma presença brasileira. Joaquim Barbosa, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), desponta entre os pioneiros eleitos pela publicação.
O texto que descreve um pouco da biografia e da atuação de Barbosa no caso do mensalão foi escrito por Sarah Cleveland, professora da escola de Direito da universidade de Columbia. Nele, é destacada a origem humilde do magistrado, e como ele se trabalhou para conseguir estudar e se especializar no ramo do Direito.
O papel de Barbosa como o primeiro presidente negro da Corte também foi comentada com profundidade pela revista. As diferenças sociais do País, e sua trajetória dele à frente do Supremo são consideradas como “a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e com a igualdade”.
O julgamento do mensalão não ficou de fora da publicação, sendo destacado como um esquema de compra de votos no valor de US$ 35 mi. O texto lembra que o magistrado foi indicado ao Supremo pelo presidente Lula em 2003, e que no ano passado, liderou o julgamento contra pessoas próximas a este, em um julgamento que foi referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário