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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Definição das turmas para aplicação da prova do IDEB, em Jandaíra, é um mistério.

Tentando entender os motivos que levaram o município de Jandaíra a ficar sem nota nas séries finais do Ensino Fundamental no IDEB, a produção do Blog Jandaíra News entrou num 8. É que ninguém soube explicar porque a Escola Municipal Pref. José Maria dos Santos que tinha três turmas do 9º ano, em 2011, ano de aplicação da prova, recebeu material para aplicação da avaliação em apenas uma delas.

A falta de nota nas séries finais do Ensino Fundamental foi notícia no Blog Jandaíra News, causou grande repercussão na cidade e provocou debate entre a produção do blog e gestores do município. 

Na matéria intitulada, Educação de Jandaíra fica sem nota no IDEB 2011, o blog questionou, principalmente, a falta da nota. O relatório divulgado por meio do portal do INEP, instituto responsável pela avaliação, no lugar de uma nota, apresenta um asterisco e a informação de que o número de alunos foi considerado insuficiente para a divulgação do resultado.

Em contato com a secretária de educação do município, Rosimere Gomes Paz, ela informou que o município não tem nenhuma ingerência na escolha das turmas e dos alunos que fazem a Prova Brasil, como é chamada a avaliação, e que o processo é todo direcionado Pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

As informações da secretária foram confirmadas à redação do Jandaíra News pela técnica da 16º Diretoria Regional de Educação, Maria Solidade e por Afonso Gomes, Subcoordenador de Avaliação Escolar da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).

De acordo com Afonso Gomes, o procedimento adotado pelo MEC exige a participação de todas as turmas e alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em todas as escolas públicas do Brasil, para isso, o MEC tem como fonte de informação para elaborar o processo de avaliação, a base de dados do Censo Escolar. 

Para Afonso Gomes, não é fácil explicar os motivos que levaram duas turmas da Escola Municipal Pref. José Maria dos Santos a ficar sem participação na avaliação. Segundo ele, é possível que tenha acontecido um erro nas informações enviadas ao MEC por meio do Censo.

Na tentativa de desvendar o mistério, a produção do Blog Jandaíra News fez mais um contato com a secretária de Educação, Rosimere Gomes. Na oportunidade, a secretária garantiu que não houve erro nas informações enviadas no Censo Escolar, mas também explicou que não tem como identificar a origem do problema, uma vez que, todo o processo é conduzido pelo MEC e os municípios apenas colaboram no processo de aplicação das provas.

“Tenho certeza que não houve erros nas informações do Censo. Temos muito cuidado com isso. As informações são monitoradas a todo tempo pela secretaria e também pela Dired. Infelizmente, ainda não temos como saber por que essas turmas não puderam participar. O município foi penalizado com isso, mas estamos em busca de informações e assim que descobrirmos vamos informar”. Afirmou a secretária.

Matéria do Jandaíra News

A produção do Blog Jandaíra News parabeniza a postura da Secretária de Educação do Município de Jandaíra, Rosimere Gomes Paz, pelo comportamento adotado no caso. 

Em vez de tentar desqualificar uma produção jornalística, de quem apenas notícia um fato com veracidade e a seriedade que o caso exige, a secretária está fazendo o que um gestor responsável deve fazer, buscando identificar e reconhecer os problemas para resolvê-los.

Em nenhum momento, o Blog Jandaíra News mentiu ao noticiar o fato. A respeito do título da primeira matéria publicada pelo blog, “Educação de Jandaíra fica Sem nota no IDEB 2011”, é bom lembrar que o objetivo do MEC é avaliar o sistema de educação do país por meio de cada rede de educação. 

Nesse sentido, o MEC analisa os dados das redes de educação municipal, estadual e federal. Com isso, o título se referia a rede municipal de educação de Jandaíra que, realmente ficou sem nota nas séries finais do ensino fundamental.

A nota de 3,6 apresentada não se refere a toda a rede municipal, é uma nota apenas das séries iniciais, ou seja, do 5º ano do ensino fundamental. Como no 9º ano, o município ficou sem nota, logicamente, também ficou sem nota no conjunto da avaliação, que o MEC precisa para analisar a rede.

Quanto à afirmação de que o que já era horroroso ficou ainda pior, foi uma constatação pelo fato da nota anterior do município nas séries finais ter sido de apenas 1.7, pelo fato do município figurar entre os cinco piores do Estado no ano de 2009 e por ter ficado sem nota nas séries finais em 2011, um fato ruim, uma vez que, o IDEB é um importante indicador de qualidade educacional.


Segue abaixo o texto enviado pela secretária na integra


Comentário a respeito do IDEB 2011 – Jandaíra/RN 

Assumimos a Secretaria de Educação em abril de 2011 com 1.451 alunos matriculados nas 10 escolas existentes na rede municipal de ensino. Desde então temos feito a nossa parte, enquanto gestor das políticas públicas destinadas à educação e atribuímos todos os resultados a um trabalho coletivo. 

Sabemos que o IDEB foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O IDEB, na sua composição, combina as taxas de rendimento referentes ao Censo Escolar as médias dos alunos nas avaliações realizadas pelo MEC, no caso a Prova Brasil. As avaliações são aplicadas nas turmas de 5º e 9º ano. Só participaram 03 escolas do nosso município sendo 02 dos anos iniciais e 01 dos anos finais.

Segundo a Professora Maria Solidade, técnica da 16ª DIRED/João Câmara que foi a instituição responsável pela aplicação da avaliação aqui no município, essas avaliações já vêm determinadas pelo MEC as turmas que serão aplicadas. Diante disso, não sabemos o porquê da aplicação da avaliação apenas em uma turma do 9º ano a qual tinha 22 alunos matriculados quando tínhamos duas turmas na E. M. José Maria dos Santos e, exatamente, no dia da prova estavam frequentando apenas 12 alunos e o MEC considera a avaliação somente a partir de 20 alunos. 

Nesse sentido, vendo o histórico do município no que se refere ao IDEB, o índice não está fora da realidade do país, tendo em vista que a educação é processo e que não se constrói isoladamente, pois conseguimos o índice do IDEB anterior. Na Escola Jose Assunção Costa (1º ao 5º ano) o índice de 2009 foi de 3,0 e passou em 2011 para 3,7 o que significa um avanço. A E. M. Afra Barros/Tubibal(Educação Infantil e 1º ao 5º ano) sendo o primeiro ano que participou da avaliação atingiu a média de 2,9. Com relação a E. M. José Maria dos Santos, não sabemos o motivo pelo qual foi penalizada, uma vez que a prova foi aplicada apenas em 01 turma, no turno noturno, ficando a turma do turno vespertino sem fazer a avaliação, conforme dissemos anteriormente, segundo as informações da 16ª DIRED. 

Diante do exposto, podemos dizer que é desafio nosso traçar metas para mudar essa realidade e temos a plena consciência de que é necessário o empenho, o compromisso e a responsabilidade de todos os atores envolvidos noprocesso. Sabemos também que existem alguns profissionais que, mesmo possuindo graduação, pós-graduação: especialização ou mestrado, precisam fazer jus a essa formação, empenhando-se com mais afinco para que possamos alcançar um melhor resultado. 

Atenciosamente,

Rosimere Gomes Paz
Secretária de Educação

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