Euripedes Dias

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Plano B de Walter é ir para disputa de deputado federal.

 



O vice-governador Walter Alves reuniu, em almoço de confraternização, prefeitos e vices eleitos pelo MDB. Ao todo, neste ano, foram 45 prefeitos e 30 vices. Walter tem expectativa de assumir o Governo do Estado em abril de 2026, com a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado ou mandato de deputada federal, mas também já tem plano B. Caso Fátima decida concluir seu mandato, como fizeram Geraldo Melo (1990) e Rosalba Ciarlini (2010), Walter planeja concorrer a deputado federal.

Além dos prefeitos e vices, o MDB elegeu neste ano 348 vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte. É com essa base política que Walter Alves quer um mandato novo em 2026. Walter já foi deputado estadual e federal. Em 2022, deixou de concorrer à reeleição para ser vice na chapa de Fátima.
Caso o cenário de renúncia se concretize, Walter terá a máquina estadual em mãos e a oportunidade de consolidar sua candidatura à reeleição com o apoio de um MDB renovado e fortalecido.

DÚVIDA

O deputado federal Sargento Gonçalves até prestigiou o evento de filiações do PL na semana passada. Mas, dentro da Casa 22, há quem garanta que “Lagartão” só aguarda a janela partidária em 2026 para trocar de legenda. O PP do deputado federal João Maia seria uma alternativa, caso realmente o deputado federal Robinson Faria se junte à turma.


FITNESS

A vice-prefeita Kátia Pires treina na mesma academia que o ex-senador José Agripino Maia, seu padrinho político. Kátia ainda não recebeu oficialmente a missão de ser secretária na gestão de Nilda, em Parnamirim. Ela vinha sonhando com a Secretaria de Assistência Social, mas a prefeita eleita confirmou para o posto a vereadora Fativan Alves, que não conseguiu se reeleger.


COSTURA

A prefeita eleita Nilda (Solidariedade) entrou na campanha da presidência da Câmara Municipal de Parnamirim. Nos bastidores, não pede segredo: quer a vereadora Rhalessa (Solidariedade) como comandante do Legislativo. Alguns votos tidos como certos para Dr. César Maia (MDB) vão de Rhalessa no dia da posse.

SINTONIA


O prefeito eleito Paulinho Freire mostrou sintonia no Carnatal com o presidente da Câmara, Ériko Jácome, que caminha para ser reeleito com tranquilidade no comando da Casa. Em 2026, Ériko fará dobradinha com Nina Souza: um para estadual e a outra federal.

MINISTRO

O ex-deputado federal e hoje empresário Felipe Maia agora é ministro da Eucaristia da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Areia Preta.


HOMEM COM H

O cantor Ney Matogrosso foi a atração escolhida para comemorar o aniversário de 14 anos do Teatro Riachuelo, no fim de semana. A governadora Fátima Bezerra trocou o Carnatal pelo evento e fez fotos para seu Instagram. Mas, a governadora se fez presente na folia também. Foi ao Lounge Nota Potiguar, que este ano estava amplo, bem localizado e animado!

VICES


Deu no Radar da Veja: Entre os emedebistas egressos da ala jovem da sigla estão os vice-governadores Daniel Vilela (Goiás), Gabriel Souza (Rio Grande do Sul), Jade Romero (Ceará), Thiago Pampolha (Rio de Janeiro) e Walter Alves (Rio Grande do Norte). Três deles, incluindo Walter, podem assumir a titularidade dos Executivos estaduais no primeiro semestre de 2026 com possibilidade de disputar a reeleição para governar pelos quatro anos seguintes ou buscar uma vaga no Senado.

PAZ

Depois de seis anos afastados, o presidente Lula da Silva e o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomaram o contato após se reunirem para uma conversa a sós. Em meados de setembro, Brasília estava esvaziada quando o presidente da República convidou o magistrado para um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro, que não foi registrado na agenda presidencial, ocorreu durante a semana e serviu para que os dois selassem a paz, de acordo com uma pessoa próxima ao petista.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário