Euripedes Dias

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Jandaíra: Mensagem de Ano novo do prefeito eleito Reginaldo Vitorino a todos os Jadairenses

 


Encerrando um ano de muita gratidão ao povo de Jandaíra, com fé em Deus e trabalho duro, superamos desafios e vencemos juntos.

👏🏾 Que 2025 seja de mais trabalho, união e saúde para todos nós. Com amor ao próximo e simplicidade, a caminhada da vida se torna melhor. Com vocês, sou mais forte!

❤️Um feliz ano novo!


Jandaíra: Vereador Anderson Aguiar solicita direito de resposta e ataca o blog em sua nota. Peço que todos estejam atentos e evitem dar credibilidade a quem utiliza os meios de comunicação para desinformar.

 





Prezados cidadãos,

Em respeito à população de Jandaíra, venho esclarecer informações recentes que têm circulado de maneira equivocada.

Primeiramente, não é verdadeira a afirmação de que a oposição está se articulando para me eleger como presidente da Câmara. Reafirmo meu compromisso com a base governista e destaco que não tenho qualquer intenção de assumir a presidência sob tais circunstâncias.

Da mesma forma, a alegação de que a oposição estaria propondo um mandato de 4 anos como presidente para evitar que os vereadores postulantes ao cargo, Matias e Ivanaldo, tenha a sua candidatura a presidência inviabilizada, também não procede. Minha prioridade sempre foi e continuará sendo trabalhar pelo progresso de Jandaíra, atuando de forma colaborativa com todos os vereadores, independentemente de suas orientações políticas.

Reitero meu profundo respeito aos vereadores que compõem a oposição. O diálogo construtivo e o respeito mútuo são pilares indispensáveis para a boa convivência democrática e para o avanço dos interesses coletivos da nossa cidade.

Aproveito para ressaltar a importância de uma imprensa comprometida com a verdade. 

Informações distorcidas e boatos enfraquecem nossa democracia e prejudicam a confiança da população. Peço que todos estejam atentos e evitem dar credibilidade a quem utiliza os meios de comunicação para desinformar.

Por fim, agradeço a oportunidade de esclarecer os fatos e reafirmo meu compromisso com a transparência, o respeito e o trabalho incansável pelo bem-estar da nossa comunidade. Unidos, podemos alcançar grandes conquistas para Jandaíra.

Atenciosamente,

Anderson Aguiar

Vereador e Líder de Governo


Jandaíra: O município recebeu apenas 5,2 milhões agora em Dezembro. Falta de dinheiro não existe na prefeitura!


 Jandaíra termina o ano de 2024 com muito dinheiro na sua conta, só agora em dezembro foram apenas 5,2 milhões que entraram no cofre da prefeitura. 

Dizer que o município está em crise financeira não cola mesmo, o ano de 2025 já começa muito bem para o prefeito Reginaldo Vitorino que comerá o ano e o seu mandato com dinheiro em caixa e não poderá alegar que não tem dinheiro em caixa no inicio da sua gestão. 

Jandaíra: Bomba! Além do prefeito do PT o presidente da câmara também poderá ser do PT.

 


Amanhã irá ser a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Jandaíra a cerimonia será na câmara municipal ás 16;00hs, além da posse também será realizada a eleição para presidente da câmara, a base governista tem maioria são 5 votos contra 4 votos da oposição.

A informação que chegou até esse blog é que a oposição está se articulando para eleger o vereador Anderson Aguiar o novo presidente, o vereador é da base governista e não precisará sair do governo pra ser o presidente, os 4 vereadores da oposição voltaria em Anderson Aguiar. 

A oposição não quer outro presidente que não seja um do PT, dizem que a oposição poderá oferecer os 4 anos de presidente para Anderson Aguiar só para que o MDB não faça o presidente. 

Chocante! 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Oiticica será inaugurada em março de 2025 com participação do Lula.

 


A entrega do Complexo Hidrossocial da Barragem Oiticica, em Jucurutu, está prevista para ocorrer até março de 2025.

A inauguração deve ter a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Atualmente, a construção do complexo segue em ritmo avançado. Estão sendo realizadas a montagem das formas e a concretagem da ogiva, estrutura que finaliza a parede da barragem.

Dos 11 setores que compõem a ogiva, nove já foram concluídos. O barramento principal, por sua vez, está 99,98% finalizado.


Jandaíra: Clima de expectativa envolve os jandaireses para a posse do prefeito eleito Reginaldo Vitorino e o vice-prefeito Roberto Figueiredo e os vereadores.

Tudo pronto para a cerimônia de posse do prefeito eleito Reginaldo Vitorino, do vice-prefeito Roberto Figueiredo e dos vereadores nesta quarta-feira, 1° de janeiro de 2025. 

A cerimônia de posse acontecerá nas dependências da Câmara de Vereadores a partir das 16h com a presença da prefeita Marina Marinho que em seguida fará a transmissão de cargo para o novo prefeito. 

 “Temos a alegria de convidar toda a população de Jandaíra para a posse do novo prefeito, Reginaldo Vitorino e do vice-prefeito, Roberto Figueiredo. Vamos juntos dar continuidade a excelente gestão da prefeita Marina Marinho”.  

domingo, 29 de dezembro de 2024

Volume de água acumulado nos reservatórios públicos do RN chega ao final de 2024 com o melhor resultado desde 2011.

 

Foto: ASSECOM RN


O volume de água acumulado nos reservatórios públicos do Rio Grande do Norte chega ao final de 2024 com o melhor resultado desde 2011, quando a barragem Armando Ribeiro transbordou pela última vez. A informação consta de relatório divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

Segundo o instituto, as reservas hídricas superficiais totais do estado, nos últimos dias de 2024, somam 2,85 bilhões de metros cúbicos, o que representa 62,82% da capacidade total, que é de 4,54 bilhões. No mesmo período de 2023, as reservas hídricas acumulavam 2,25 bilhões ou 52,03% da capacidade total.

Maior reservatório do RN, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na bacia hidrográfica Piranhas/Açu, acumula 1,61 bilhão de metros cúbicos, correspondentes a 67,97% da capacidade. O percentual é 13,5% superior ao apresentado no final de 2023, quando o manancial acumulava 1,29 bilhão.

A segunda maior barragem do estado, Santa Cruz do Apodi, acumula 429,2 mil metros cúbicos (71,58%). O volume atual é 12,46% superior ao de 2023. Já a Barragem Umari, localizada em Upanema, está com 228,6 mil m³, ou 78,09% da capacidade.

Popularmente conhecida como Gargalheiras, a Barragem Marechal Dutra, que em 03 de abril atingiu o nível de sangria depois de 13 anos, acumula 33,19 milhões de metros cúbicos, volume que garante o abastecimento de Acari e de Currais Novos por mais dois anos, mesmo que não haja recarga em 2025.

Atualmente, oito reservatórios apresentam volumes inferiores a 10% da capacidade, entre eles a Barragem Sabugi, em São João do Sabugi; Esguicho, em Ouro Branco; Carnaúba, em São João do Sabugi; Jesus Maria José, em Tenente Ananias; Tourão, em Patu; Brejo, em Olho d’Água do Borges; e Mundo Novo, em Caicó.

O Itans, que durante muito tempo foi o principal reservatório do Seridó e que assegurou o fornecimento de água para o sistema de abastecimento de Caicó de 1936 a 1999, está com menos de 1% da capacidade, que é de 81,7 milhões de metros cúbicos.

Para 2025, o Rio Grande do Norte ganhará dois importantes reforços no quesito segurança hídrica: as barragens Oiticica, em Jucurutu, e a Passagem das Traíras, em São José do Seridó. Com a entrega desses dois equipamentos, o estado superará a marca de 5 bilhões de metros cúbicos, o que representa um avanço significativo na capacidade de armazenamento e gestão dos recursos hídricos, assegurando água para alimentar o complexo de adutoras do Seridó pelos próximos 50 anos.

Portal da Tropical

Construção civil e mercado imobiliário do RN projetam aquecimento em 2025.

 

Foto: Canindé Soares

Os mercados imobiliário e da construção civil do Rio Grande do Norte estão otimistas para o próximo ano, depois de um cenário positivo em 2024. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção civil cresceu 4,1% em 2024 no País e para 2025, a expectativa é de uma nova alta, desta vez de 2,3%. No RN, de acordo com a diretora executiva do Sinduscon-RN, Herika Arcoverde, não há dados sobre o desempenho local, mas, segundo ela, o Estado segue a tendência de crescimento do Brasil. Os reflexos são observados nas vendas do setor imobiliário, que registram alta de 7,22% em Natal na comparação com 2023, segundo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN (Creci-RN).

As locações na cidade tiveram aumento de 21,1%, de acordo com o Creci-RN. Para a CBIC, o resultado positivo no Brasil se deve a fatores como o aquecimento do mercado imobiliário pela retomada de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, das obras em função do ano eleitoral, do dinamismo do mercado de trabalho e do melhor desempenho da economia do País. No RN, segundo Herika Arcoverde, a revisão do Plano Diretor tem sido o principal estímulo do setor, que deve ganhar reforço com obras de infraestrutura, em 2025.

“Nós temos observado o crescimento do setor desde 2023, graças ao Plano Diretor [PDN], que proporciona a viabilidade de diversas construções. Desde o início da vigência do PDN, a Semurb [Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo] registra, em média, 60 processos em pauta referentes a alvarás e licenças. E agora temos a perspectiva das obras do próprio Estado em relação ao novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], com a previsão do novo hospital da Região Metropolitana. Por essas razões, entendemos que as obras de infraestrutura farão de 2025 um ano bastante promissor”, avalia Herika Arcoverde.

O diretor secretário do Creci-RN, Moisés Marinho, disse que a expansão da construção civil é bem-vinda em um momento em que ainda se observa uma carência de imóveis na cidade. A expansão, por sua vez, incrementa o setor imobiliário, que vende e aluga mais. “Existe uma carência, especialmente, de imóveis de três quartos, mas agora temos novos produtos do tipo em lançamento, com destaque para bairros como Lagoa Nova, Capim Macio e Petrópolis”, pontua Marinho. Ele cita que algumas áreas da cidade sofreram um engessamento, em função da demora em revisar o PDN.

“Algumas áreas sofriam com limitações, mas, mesmo com o Plano precisam de ajustes. É o caso de Candelária, na região perto de um supermercado clube de compras, onde o saneamento precisa ser finalizado. Acredito também que dá para expandir as construções na Rota do Sol, nas proximidades da Barreira do Inferno. É possível pensar, ainda, na área do Mercado da Redinha [na zona Norte], onde pode-se projetar algo com base no PDN”, frisa Moisés Marinho.

Outro reflexo do bom desempenho da construção civil do RN, segundo Herika Arcoverde, do Sinduscon, é a quantidade de empregos acumulada em 2024. “Até novembro, foram 6.248 empregos no setor, que corresponde a cerca de 35% dos postos gerados na Indústria em geral”, aponta. Os dados do acumualdo de 2024 até o final de novembro são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (27) pelo Ministro do Trabalho e Emprego (MTE).

Reportagem completa na Tribuna do Norte


Aumento na passagem de ônibus em Natal passa a valer a partir deste domingo.

 


O reajuste de R$ 0,40 na tarifa de ônibus de Natal passa a valer a partir deste domingo (29). O aumento foi oficializado na última quinta-feira (26) pela Prefeitura, que fixou o preço da nova passagem em R$ 4,90. O valor havia sido aprovado em reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) no mesmo dia.Prefeitura de Natal aumenta a passagem de ônibus para R$ 4,90

Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o custo da tarifa inteira para ônibus é de R$ 4,90, enquanto que a tarifa estudantil e social (somente em cartão) fica ao preço de R$ 2,45. Para as linhas de bairro, o preço da inteira é de R$ 4,30, enquanto a meia custa R$ 2,15.

Com o aumento para R$ 4,90, Natal passa a ter a segunda tarifa mais cara entre as capitais do Nordeste, igualando João Pessoa e atrás somente de Salvador, que atualmente está em R$ 5,20. Em seguida aparecem Aracaju e Fortaleza com o valor de R$ 4,50. São Luís figura na sequência com a passagem no valor de R$ 4,20, e por fim, Recife com R$ 4,10.

Antes desse, o último reajuste ocorreu em novembro do ano passado, quando a passagem aumentou de R$ 3,90 para os anteriores R$ 4,50.

Via TN


Natal é a capital menos violenta do Nordeste, aponta Ministério da Justiça.

 

Foto: Secom/Natal

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Justiça, pelo segundo mês seguido, Natal é a capital menos violenta do Nordeste. Em outubro, a taxa de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes foi de 16,50. No mês de novembro, a taxa de mortes violentas caiu para 15,00. A média nacional é de 18,07.

Recife/PE segue com a pior taxa do Nordeste: 39,51. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. A segunda capital com a menor taxa é São Luís/MA, com 17,14 mortes para cada 100 mil habitantes.

Agora RN


sábado, 28 de dezembro de 2024

Jandaíra: Só depois de 2 dias da festa da cidade que comemorou 61 anos de emancipação politica é que a prefeitura publica Nota com orientações para a população sobre o aumento de casos de covid-19.




O aumento dos casos positivos de Covid-19 no município de Jandaíra acendeu um alerta e fez a Prefeitura publicar Nota Pública informando a população que providências estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conter e avanço da doença. 

A prefeitura orienta as pessoas com sintomas gripais para de imediato usar máscaras e procurar a Unidade Mista de Saúde João Marques para realização da triagem e teste. 

Orienta ainda que a população use máscara em ambientes fechados ou se tiver contato com pessoas sintomáticas. 

Testou positivo para a Covid-19? Siga estas orientações para proteger a si mesmo e aos outros: 

✅ Mantenha o isolamento pelo período recomendado. 

✅ Use máscara mesmo dentro de casa, se estiver próximo de outras pessoas. 

✅ Higienize bem as mãos e superfícies de uso comum. 

✅ Procure atendimento médico caso os sintomas piorem. 

Cuidar da sua saúde é proteger também quem você ama. Juntos, podemos evitar a propagação do vírus e cuidar da nossa comunidade. 💙 









Jandaíra: A solenidade de posse dos 9 vereadores e do prefeito Reginaldo Vitorino e o vice-prefeito Roberto Figueiredo será ás 16:00hs do dia 01 de Janeiro.

 


Sobe para 10 o número de mortos em desabamento de ponte entre TO e MA.

 


Foto: Corpo de Bombeiros

A Marinha do Brasil confirmou mais uma morte decorrente do desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que ligava as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

De acordo com a corporação, o 10º corpo foi encontrado na superfície da água do rio Tocantins, próximo à região da ponte, às 19h desta sexta-feira (27/12). Com isso, sete pessoas seguem desaparecidas.

No total, 29 mergulhadores integram as operações subaquáticas. Três deles são da Marinha, e os demais, bombeiros dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Na quarta-feira (25/12), a operação havia recuperado os corpos de um homem, de 43 anos, e de uma mulher, de 53. Nessa quinta pela manhã, outros dois corpos foram identificados, mas pela posição em que estavam não foi possível a retirada.

Uma mulher, de 25, outra, de 45, uma criança, de 11, e um homem, de 42, também morreram no desabamento da ponte.

A estrutura da ponte cedeu no último domingo (22/12), no momento em que 10 veículos passavam pelo local. Após o acidente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a destinação de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões para a reconstrução da estrutura. A expectativa é que a obra seja concluída em 2025.

Fonte: Metrópoles

Lula sanciona com dois vetos projeto de lei de pacote fiscal sobre BPC.

 

Ricardo Stuckert/PR


O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei de pacote fiscal sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) com dois vetos.

O presidente vetou artigo que previa necessidade de se atestar deficiência de grau moderado ou grave para concessão do benefício, nos termos das regras.

“A proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia trazer insegurança jurídica em relação à concessão de benefícios”, diz o governo no diário oficial ao justificar o veto.

O outro veto anula o fim de um mecanismo do Bolsa Família sobre reentrada de beneficiários.

“A proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia suscitar insegurança jurídica em relação às regras de elegibilidade para reingressar no Programa Bolsa Família”, afirma o governo na justificativa do veto.

CNN Brasil


STTU justifica aumenta passagem de ônibus para R$ 4,90 em Natal.

 


A tarifa do transporte público de Natal deve passar a ser de R$ 4,90. Nesta quinta-feira (26), o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) aprovou o novo valor, que deve começar a valer já a partir de domingo (29), caso seja confirmado por meio de decreto do prefeito Álvaro Dias.

Em entrevista, a secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, justificou o aumento com base no reajuste dos insumoso do transporte público e também da mão de obra. "A gente já tem 13 meses do último reajuste, que foi em novembro de 2023", afirmou. "Quando a fala de reajuste, a gente fala de tarifa pública, que hoje é de R$ 4,50 e passará a vigorar em R$ 4,90", disse ela em entrevista a TV Tropical.

O Conselho aprovou o reajuste por 18 votos a favor, 7 contra e 1 abstenção.

96FM


Suspeito de mandar matar prefeito de João Dias é pastor e cogitou executar crime durante culto; ex-prefeita segue foragida.

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou na tarde desta sexta-feira (27) o homem que foi preso na Operação Profanos suspeito de envolvimento na morte do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Alves de Oliveira, em agosto deste ano.

O preso trata-se de Marcelo Alves da Silva, que é pastor evangélico. Segundo as investigações, ele foi um dos mentores do assassinato do prefeito e também ajudou a executar o crime. Ele seria responsável pela logística.

Além do pastor, a Polícia Civil identificou outros cinco mandantes, que são todos considerados foragidos. Entre eles, estão a ex-prefeita Damária Jácome (que foi candidata a prefeita nas eleições deste ano) e a vereadora reeleita Leidiane Jácome, irmã da ex-prefeita.

Detalhes da investigação foram divulgados em uma coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), em Natal. O delegado Alex Wagner, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), esclareceu que a operação continua nos próximos dias, para buscar os outros suspeitos.

Ao todo, segundo a Polícia Civil, foram seis mentores do crime:

Damaria Jacome de Oliveira: ex-prefeita de João Dias
Leidiane Jacome de Oliveira: irmã da ex-prefeita
Weverton Claudino Batista: marido da ex-prefeita
Marcelo Alves da Silva: pastor evangélico
Olanir Gama da Silva (Véi)
Carlos André Claudino (Carlinhos)

De acordo com as investigações, a motivação para o crime seria uma disputa entre as famílias de Marcelo Oliveira e Damária Jácome. Os dois foram candidatos juntos em 2020 – ele foi eleito como prefeito e ela, vice. Os dois romperam politicamente depois, e Marcelo chegou a renunciar ao mandato alegando que estava sendo coagido pela vice. Depois, a Justiça autorizou a volta dele ao cargo, após reconhecer que a renúncia se deu sob ameaça.

A operação foi batizada de Profanos porque, segundo as investigações, os mandantes chegaram a cogitar realizar o assassinato durante um culto religioso. Na avaliação dos bandidos, seria mais fácil matar o prefeito nessa circunstância pois ele estaria mais vulnerável sem a presença de seguranças armados que sempre o acompanhavam.

Outras prisões

Durante a coletiva, os investigadores também apresentaram um balanço geral de todas as prisões efetuadas até agora em relação a esse crime.

Até a prisão desta sexta-feira, já haviam sido presas outras seis pessoas, todas suspeitas de atuarem na execução propriamente dita. Entre os investigados, está um taxista que teria dado fuga para os bandidos. Havia um 7º executor, que foi encontrado morto em outubro.

Além disso, a Polícia prendeu outras 10 pessoas ligadas a Marcelo Oliveira que são suspeitas de planejarem uma vingança contra os mandantes e executores do assassinato. Eles foram presos logo após o crime, horas depois, ao serem flagrados em uma propriedade rural planejando uma chacina.

Segundo os investigadores, no grupo dos que planejavam a vingança estavam 3 policiais militares, sendo 2 do Rio Grande do Norte e um do Ceará. Entre os outros 7 presos, havia ainda 1 irmão do prefeito.


Salário mínimo vai subir R$ 106, e novo valor passará a ser de R$ 1.518.

 


O valor do salário mínimo subirá dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.518 em 2025. Um aumento de R$ 106, o equivalente a 7,5%. O valor de R$ 1.518 é o previsto pela nova regra de correção do salário mínimo, aprovada pelo Congresso no pacote de contenção de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Não há indicações de mudanças.

Um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União com o novo valor, que passará a vigorar a partir de 1º de janeiro.

Se a antiga regra ainda estivesse valendo, o salário mínimo subiria para R$ 1.528 (sem arredondamentos para cima). Com a revisão da regra, haverá uma perda de R$ 10.

Pela lei anterior, os reajustes eram feitos com base na variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulada nos 12 meses encerrados em novembro, mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes.

A nova regra prevê que o ganho real do piso, acima da inflação, continuará atrelado ao crescimento do PIB de dois anos antes, mas não poderá superar a correção do limite do arcabouço fiscal —que é de até 2,5% ao ano.

O governo prevê uma economia de R$ 15,3 bilhões como a revisão da política nos anos de 2025 e 2026.


sábado, 21 de dezembro de 2024

Em Jandaíra a prefeita Marina Dias Marinho passa vergonha ao publicar nota oficial assumido que começou a obra da estrada de Tubibal sem licenças ambientais.


 


Jandaíra tem registrado casos de covid-19.


Segundo relatos populares o município de Jandaíra já tem vários casos de covid-19 confirmados, até agora não tem nenhuma informação oficial divulgada pela secretaria municipal de saúde e nem pela prefeitura. 

Mais nas ruas da cidade os comentários são que tem sim alguns casos confirmados, o estranho é que nenhuma informação oficial foi divulgada para a população e para a imprensa.

Jandaíra recebeu entre o dia 01 ao dia 21 de dezembro quase 4 milhões.

 


O que não falta é dinheiro nos cofres da prefeitura municipal de Jandaíra, do dia 01 ao dia 21 de dezembro já são quase 4 milhões, fora o IPTU que começou a ser cobrado esse ano.

Foram mais de 3,9 milhões que o municipio já recebeu em dezembro! 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Apagão da TIM em Jandaíra: operadora volta a ficar sem sinal na cidade do mel.



Os clientes da operadora TIM em Jandaíra estão com problemas de conexão para usar os serviços da operadora, usários relatam dificuldades para fazer e receber ligações e também sem conexão de internet. 

Em Jandaíra a população tem apenas acesso a duas operadoras de telefonia móvel, TIM e VIVO, mesmo assim as duas operadoras não prestam um serviço de qualidade, ambas deixam seus clientes no município sem sinal, quando não é uma e a outra que fica fora o sinal.

No momento é a TIM que está com dificuldade no sinal, deixando os seus clientes sem comunicação. 


João Câmara: Radialista Vanzinho atualiza seu estado de saúde e agradece pelas orações .

 


O radialista Evanuel Ataliba (Vanzinho) editor do Agendão, segue internado em um hospital da capital em recuperação após sofrer um infarto.  

Vazinho informa que fez um cateterismo e uma angioplastia nesta quinta-feira (19) e aguarda avaliação médica para eventual alta. Confira: 

“Boa Noite a todos.Tive que ficar sem acesso ao telefone  durante as internações. Peço desculpas pela falta de informações. Já fiz meu cateterismo hoje (19.12.24), às 17h que acusou uma artéria do coração com 90% de obstrução que foi concertado de imediato com uma angioplastia. Outra artéria com menor problema será corrigida com medicamentos. Estou no momento aguardando avaliação do cirurgião ( Dr.Fernando) para eventual alta. 

Estou muito bem e Grato a Deus pela vida continuada e a todos (as) que oraram por mim. Do mesmo modo, aos que puderam visitar-me em meu leito. Me passaram muita confiança, além, mesmo que breve, uma agradabilíssica companhia. Obrigado. Em breve estarei com vocês. DEUS SEJA LOUVADO !” 


FPM Bloqueado: Guamaré e Ipanguaçu estão entre os 39 municípios impedidos de receber 2° decêndio de dezembro.



 Até o último dia 16 de dezembro, 39 municípios brasileiros estavam bloqueados para o recebimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essas cidades estão localizadas, em grande parte, nos estados do Rio Grande do Sul e de Sergipe, que contam com 7 entes impedidos cada. Na sequência aparecem Ceará e Rio de Janeiro, ambos com 4. O próximo repasse está previsto para esta sexta-feira (20).

O especialista em orçamento público Cesar Lima destaca que o bloqueio dos repasses ocorre em função de dívidas com a União ou atrasos na prestação de contas. 

“Dívidas não honradas, cuja União é, por assim dizer, a fiadora. Quando um município não honra esse compromisso, a União, como fiadora, precisa arcar com o pagamento dessa dívida e, por isso, bloqueia o FPM. O outro motivo são as dívidas previdenciárias, que podem ser tanto de um sistema próprio quanto dos recursos que devem ser recolhidos à União”, explica.

O montante da segunda parcela do FPM corresponde a R$ 4.189.206.162,87, e é cerca de 15% maior do que o valor repassado no mesmo período do ano passado, quando os municípios receberam R$ 3.617.256.227,80. 

Lista dos bloqueados do FPM 

VIÇOSA    (AL)    

ITAMARAJU (BA)    

MUCURI (BA)    

VERA CRUZ (BA)    

JARDIM (CE)    

PENAFORTE (CE)    

REDENÇÃO (CE)    

SABOEIRO (CE)    

LORETO (MA)    

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO (MA)    

PRUDENTE DE MORAIS (MG)    

COXIM (MS)    

CUIABA    (MT)    

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA (MT)    

VITÓRIA DO XINGU (PA)    

ÁGUA BRANCA (PB)    

CAMPO ALEGRE DO FIDALGO (PI)    

ELISEU MARTINS (PI)    

MADEIRO (PI)    

ARRAIAL DO CABO (RJ)    

CARAPEBUS (RJ)    

ITAGUAÍ (RJ)    

PETRÓPOLIS (RJ)    

GUAMARÉ (RN)    

IPANGUAÇU (RN)    

BALNEARIO PINHAL (RS)    

COLORADO (RS)    

ERECHIM (RS)    

ERVAL GRANDE    (RS)    

FARROUPILHA (RS)    

RODEIO BONITO (RS)    

SÃO JOSEÉ DO NORTE (RS)

CARMÓPOLIS (SE)    

JAPARATUBA (SE)    

PEDRINHAS (SE)    

PORTO DA FOLHA (SE)    

RIACHÃO DO DANTAS (SE)

RIBEIRÓPOLIS (SE)    

SÃO DOMINGOS (SE) 

Fonte: Brasil 61


Assembleia aprova cobrança de IPVA para carros elétricos e redução do imposto para veículos a gás no RN.


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que altera regras de cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Agora, o projeto segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

Com a nova lei, carros elétricos passarão a ser taxados com o IPVA. Hoje, esse tipo de veículo é isento do imposto no Rio Grande do Norte. Ficou definido que a taxa será de 0,5% sobre o valor do veículo em 2025, 1% em 2026 e 1,5% a partir de 2027. Ou seja, ao fim do escalonamento, os carros elétricos pagarão metade do IPVA cobrado sobre veículos em geral.

Além disso, o projeto de lei traz mudanças no IPVA cobrado de carros movidos a gás natural veicular (GNV). Ficou definido que o IPVA desses carros será reduzido dos atuais 3% para 1,5% por ano.

Inicialmente, o Governo do Estado queria mudar o período de isenção do imposto para veículos em geral. O projeto original previa que o IPVA só deixaria de ser cobrado para veículos com mais de 15 anos de fabricação. Mas o governo voltou atrás e decidiu suprimir isso do texto, mantendo a isenção para veículos acima de 10 anos, como ocorre atualmente.

No caso da alíquota anual para veículos em geral, ela não muda: permanece em 3% sobre o valor do veículo.

Portal 98FM

Acidente registrado na noite desta quinta-feira na BR 304 entre Fernando Pedroza e Lajes; um caminhão com carga de grama que saiu de João Câmara envolvido.

 


Um grave acidente foi registrado na noite desta quinta-feira (19) na BR 304 entre as cidades de Fernando Pedroza e Lajes. A colisão envolveu quatro veículos, sendo três caminhões e um carro de passeio, segundo apurou o Assú Notícias. 

De acordo com informações, o acidente ocorreu após o caminhão carregado de grama, que saiu de João Câmara, invadir a contramão. O motorista teria possivelmente cochilado ao volante, causando a perda de controle do veículo. A manobra fez com que os outros veículos tentassem evitar o impacto, resultando em tombamentos tanto no sentido Lajes-Assú quanto no sentido oposto. 

O T-Cross, que transportava uma família composta por um homem, sua esposa, uma criança e a sogra, conseguiu evitar um impacto mais grave. No entanto, os três caminhões envolvidos sofreram danos significativos, e o motorista do caminhão carregado de grama ficou preso às ferragens, não resistindo aos ferimentos e falecendo no local. 

Equipes de resgate foram acionadas para atender à ocorrência, mas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi desmobilizado ao ser informado que a situação estava controlada e que já havia sido constatado o óbito. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para organizar o trânsito e realizar os procedimentos necessários. O acidente deixou a rodovia parcialmente interditada, causando transtornos aos motoristas que passavam pela região. 

Fonte: Assú Notícias 


quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

REDUÇÃO DE CADEIRAS FAZ DOIS VEREADORES ELEITOS PERDEREM VAGAS EM PENDÊNCIAS.

 


O município de Pendências amanheceu nesta terça-feira (17) com uma notícia que promete reconfigurar o cenário político local.

A Justiça Eleitoral determinou o reprocessamento dos votos da eleição proporcional para vereadores, após uma decisão baseada no último Censo do IBGE de 2022, que resultou na redução do número de cadeiras na Câmara Municipal de 11 para 9.

A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Dr. Nilberto Cavalcanti, atende ao Acórdão proferido na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 0811815-89.2024.8.20.0000 pelo Tribunal de Justiça do RN.

Com isso, antes mesmo da diplomação dos eleitos, prevista para esta quinta-feira (19), às 10h, a composição da casa legislativa sofre mudanças significativas.

Essa reconfiguração afeta diretamente os resultados eleitorais, alterando o coeficiente eleitoral e a redistribuição das vagas.

Como consequência, os vereadores Luiz do Porto (PSB) e João Zuza (MDB), eleitos no pleito, não ocuparão suas cadeiras na legislatura 2025-2028.

Com informações da Rádio Vale 


ALÍQUOTA DO ICMS EM 20% PASSA A VALER A PARTIR DE ABRIL DE 2025 NO RN.

O Governo do Rio Grande do Norte mostrou força política na Assembleia Legislativa e aprovou o projeto que retoma a alíquota modal do ICMS para 20% a partir de 2025. O placar de 12 a 10 estabeleceu novo cenário e equilíbrio de forças no plenário, em votação realizada nesta terça-feira, 17. Agora, o governo passa a ter maioria, embora não seja de forma confortável.

Antes de votar o projeto em si, ocorreu a apreciação do recurso do parecer da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF), que era contra a proposta do governo. Por 13 votos a favor, o recurso foi improvido e a votação seguiu no plenário.

O projeto, inserido no pacote fiscal, é visto pelo governo como indispensável ao processo de restauração das contas públicas do estado. Inclusive, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, chegou a afirmar que se a alíquota não fosse reajustada de 18% para 20%, muito dificilmente o governo conseguiria manter os salários em dia em 2025.

Outro auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT), Pedro Lopes, que é secretário de Administração, afirmou que a implantação da nova política salarial do Estado depende da recomposição das receitas, principalmente da arrecadação do ICMS.

Os servidores estaduais ocuparam as galerias do plenário Clóvis Motta. Eles exigiram a recomposição salarial, a qual, só seria possível, de acordo com o governo, após a aprovação do projeto. O Executivo estadual argumentou que, com a alíquota de 18%, deixou de arrecadar cerca de R$ 700 milhões neste ano.

A articulação política do governo trabalhou bem, inclusive, conseguiu neutralizar dois deputados de oposição: Galeno Torquato (PSDB) e Terezinha Maia (PL), que ficaram ausentes da sessão desta terça-feira. A bancada de oposição ficou desapontada com a postura dos parlamentares, que sempre se posicionaram contrários ao governo.

Debate

Antes da votação, deputados de governo e oposição travaram disputa acirrada. O líder do governo na Casa, o deputado Francisco do PT, afirmou que o Rio Grande do Norte é o único estado nordestino que não adequou a sua alíquota. “Dizia-se que a redução da alíquota seria sentida no bolso, com redução da inflação, mas não vimos nenhum produto baixar de preço”, destacou.

Os deputados da oposição José Dias (PL), Luiz Eduardo (SDD), Adjuto Dias (MDB), Coronel Azevedo (PL), Gustavo Carvalho (PL) e Tomba Farias (PL) fizeram discursos contra o aumento da alíquota. “O Brasil vive um momento de processo inflacionário e não será essa medida que vai conseguir baixar preços”, disse Adjuto.

A nova alíquota de ICMS começará a valer em abril de 2025, respeitando a regra da noventena, ou seja, a necessidade de um intervalo mínimo de 90 dias entre a publicação da lei e a vigência do aumento do imposto. Diferentemente de 2023, quando o imposto vigorou em 20% por apenas oito meses, desta vez o reajuste é permanente.

Projetos parlamentares

Também na sessão desta terça-feira, os deputados estaduais votaram ainda 12 projetos variados, reconhecendo instituições como patrimônio cultural, histórico, imaterial e religioso do RN; outros requerendo a realização de sessões solenes; e outros projetos de interesse da sociedade.

Entre eles o que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade e o que altera a lei complementar estadual nº 261, de 19 de dezembro de 2003, que institui o Fundo Estadual de Combate à pobreza (FECOP).

Veja como votaram os parlamentares:

– A favor do aumento

Divaneide Basílio (PT)

Isolda Dantas (PT)

Francisco (PT)

Dr. Bernardo Amorim (PSDB)

Ezequiel Ferreira (PSDB)

Kleber Rodrigues (PSDB)

Ubaldo Fernandes (PSDB)

Eudiane Macedo (PV)

Hermano Morais (PV)

Vivaldo Costa (PV)

Ivanilson Oliveira (União Brasil)

Neilton Diógenes (PP)

– Contra o aumento

Adjuto Dias (MDB)

Coronel Azevedo (PL)

Tomba Farias (PL)

Dr Kerginaldo (PL)

Gustavo Carvalho (PL)

José Dias (PL)

Luiz Eduardo (SDD)

Cristiane Dantas SDD)

Nelter Queiroz (PSDB)

Taveira Júnior (União)

Ausentes

Galeno Torquato (PSDB)

Terezinha Maia (PL)

Fonte: Jornal de Fato


Prefeitos e Vereadores Eleitos de João Câmara e Jardim de Angicos Serão Diplomados Nesta Quinta-feira (19).

 


Nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, as 14h30m ocorre a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos dos municípios de João Câmara e Jardim de Angicos. O evento será realizado no auditório do IFRN João Câmara, localizado na BR-406. Devido à limitação de espaço, a solenidade será restrita a convidados e credenciados, mas contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais no YouTube e Instagram.

João Câmara

A prefeita eleita de João Câmara, Aize Bezerra (PSDB), o vice-prefeito Holderlin Silva e os 13 vereadores eleitos e reeleitos receberão seus diplomas, oficializando a conclusão do processo eleitoral no município e marcando o início de um novo ciclo administrativo para o município.

Jardim de Angicos

No mesmo evento, o prefeito reeleito de Jardim de Angicos, Carlinhos, o vice-prefeito Moacir e os nove vereadores eleitos e reeleitos também serão diplomados. 
A diplomação é o ato que encerra formalmente as eleições, atestando que os eleitos estão aptos a tomar posse nos respectivos cargos a partir de 2025. O momento é marcado por discursos, celebração e, este ano, pela inovação da transmissão digital, garantindo que a população acompanhe o evento mesmo à distância.

Link da Transmissão:

www.youtube.com/@10azonaEleitoraldejoãoCâmara


https://www.instagram.com/ze010.trern?igsh=ymFxZjdidzNmbWhp


Barragem Oiticica está pronta para receber águas da próxima temporada de chuvas no RN.

 


Foto: Rayane Miranda

Terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte, a Barragem Oiticica está pronta para receber as águas da próxima temporada de chuvas no Semiárido Potiguar. Com isso, ela vai elevar para quase 5 bilhões de metros cúbicos a capacidade que os mais de 50 açudes, lagoas e barragens públicas monitoradas pelo governo do Estado.

No final da manhã de quarta-feira (18), a governadora Fátima Bezerra esteve em Oiticica e acompanhou a última etapa do trabalho de concretagem da parede, marcando assim o fim das obras do reservatório, o segundo de grande porte construído na Bacia Hidrográfica Piranhas/Açu.

“O Rio Grande Norte, especialmente o Seridó, sabe o que realmente significa essa obra para a dignidade, para o bem-estar das pessoas, para o desenvolvimento da região. Confesso que estou emocionada. Volto a repetir: este momento é para ficar na história”, disse a governadora Fátima Bezerra.


Vereador eleito manda irmão gêmeo no seu lugar para a diplomação em SC.

 


Foto: Redes sociais/ Reprodução

Um vereador eleito em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, mandou seu irmão gêmeo para representá-lo na cerimônia de diplomação nesta quarta-feira (18). A decisão repercutiu na internet a partir de uma foto nas redes sociais. “Acredito que ninguém notou a substituição”, brincou um internauta. “Idêntico”, escreveu outra.

Em uma rede social, Jean Volpato (PT) anunciou que testou positivo para Covid-19. Na mesma publicação, Jean mostrou o gêmeo Júlio Volpato com o certificado em mãos após a cerimônia. Os eleitos podem receber o diploma por meio de procurador, segundo decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 1996.

“Em respeito às medidas sanitárias, permanecerei em isolamento até a recuperação plena. Por esse motivo, não poderei participar da cerimônia de diplomação dos vereadores de Blumenau”, escreveu.

Ao g1, Jean explicou que escolheu o irmão para representá-lo por causa de suas afinidades políticas.

“A semelhança realmente é algo que chama atenção, mas o principal motivo foi o vínculo de lutas e a confiança que temos, inclusive de pautas, como a defesa da população LGBTI+. Ele sempre esteve ao meu lado nessa jornada e entende profundamente a importância desse momento para mim e para quem confia no nosso trabalho”, disse.

Júlio Volpato representou o irmão, o vereador eleito Jean Volpato, na diplomação — Foto: Redes sociais/ Reprodução

A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2024, marcando o encerramento do processo eleitoral.

Fonte: g1


quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

PREFEITO ARTHUR TEIXEIRA NUMA SÓ CANETADA EXONERA DIVERSOS CARGOS DO 1º E 2º ESCALÃO DO GOVERNO.

 


O Diário Oficial dos Munícipios da FEMURN desta terça-feira (17) trouxe diversas exonerações de Cargos Comissionados do governo do prefeito de Guamaré, Arthur Teixeira. Observamos que, foram exonerados cargos comissionados, do primeiro e segundo escalões do governo, que se encerrará no próximo dia 31 de dezembro próximo.

As exonerações aconteceram a partir dos cargos de Secretários Adjuntos, ate os de chefia e subcoordenadores, aos quais já em diversas repartições, desde a ultima sexta-feira (13), já deixaram de dar expediente segundo informações obtidas pela nossa redação.

As repartições ficaram os gestores responsáveis pelas pastas que compõem a gestão, como secretários municipais, diretores escolares, que também que deveram ser exonerados próximo do final do quadriênio 2020/2024.

Segundo fomos informados, essas exonerações aconteceram dentro do processo de transição do governo atual, e do governo que terá inicia em 1º de janeiro de 2025, onde será montada a equipe de governo para o quadriênio de 2025/2028.

O Diário Oficial dos Munícipios da FEMURN desta terça-feira (17) trouxe diversas exonerações de Cargos Comissionados do governo do prefeito de Guamaré, Arthur Teixeira. Observamos que, foram exonerados cargos comissionados, do primeiro e segundo escalões do governo, que se encerrará no próximo dia 31 de dezembro próximo.

As exonerações aconteceram a partir dos cargos de Secretários Adjuntos, ate os de chefia e subcoordenadores, aos quais já em diversas repartições, desde a ultima sexta-feira (13), já deixaram de dar expediente segundo informações obtidas pela nossa redação.

As repartições ficaram os gestores responsáveis pelas pastas que compõem a gestão, como secretários municipais, diretores escolares, que também que deveram ser exonerados próximo do final do quadriênio 2020/2024.

Segundo fomos informados, essas exonerações aconteceram dentro do processo de transição do governo atual, e do governo que terá inicia em 1º de janeiro de 2025, onde será montada a equipe de governo para o quadriênio de 2025/2028.

Confira as exonerações no Diário Oficial dos Munícipios da FEMURN AQUI

Blog GuamaréNews


CÂMARA MUNICIPAL APROVA ORÇAMENTO DE R$ 219,5 MILHÕES PARA O MUNICÍPIO EM 2025.

 


O plenário da Câmara Municipal de Guamaré aprovou em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (17), o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), de autoria do Poder Executivo.

A previsão do orçamento do município para o ano de 2025, de acordo com a lei ficou de R$ 219.578.000,00 – (duzentos e dezenove milhões, quinhentos e setenta e oito mil reais). Ou seja, mais de R$ 50 milhões a menos da LOA de 2024.

A Lei Orçamentária Anual estima a receita e fixa a despesa do exercício financeiro, ou seja, aponta como a administração pública vai arrecadar e como irá gastar os recursos públicos.

Após a sessão que votou e aprovou à unanimidade a LOA 2025, o Poder Legislativo entrou em recesso parlamentar, voltando com as atividades no dia 1º de janeiro de 2025, onde será realizada sessão solene de posse do prefeito, vice-prefeita, e vereadores eleitos na eleição de 6 de outubro de 2024.

Fonte: Guamaré em Dia