Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Prefeitura de Guamaré realiza a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Meio Ambiente – SEMURB realizaram durante o período de 05 á 07 de junho de 2018, a Semana do Meio, com diversas atividades.
O evento pode contar com a parceria das escolas da rede pública e privada do município de Guamaré e também a participação de integrantes do Projeto Cetáceo da Costa Branca que: Pesquisa, Monitora, Resgata e Reabilita animais marinhos. E estiveram presentes também Yanka Beatriz Costa Lourenço (Graduanda em Engenharia Florestal pela Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias- UFRN/EAJ), Jaltiery Bezerra de Souza (Engenheiro Agrônomo-UFRN, Mestrando em Ciências Florestais/UFRN e Elias Costa de Souza – Engenheiro Florestal e Mestrando em Ciências Florestais/UFRN, Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais na Escola Agrícola de Jundiaí).
O tema deste ano foi “Reconstruindo Ambiente” cujo objetivo é construir uma conscientização pela causa coletiva, para que a sociedade em geral conheça e distinga a diversidade da fauna e flora do município, tanto do bioma da caatinga, quanto o ecossistema de manguezais, partindo do principio que para preservar é preciso conhecer.
A Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu uma vasta programação por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente e Urbanismo, comemorado no dia 05 de junho.
Na manhã do dia 05, ocorreram duas ações simultâneas de 7hs á 12hs, na sede da secretaria de Meio Ambiente foi lançado para a população o Eco ponto para coleta de óleo, pilhas e baterias e ás 9hs um passeio de barco onde foi percorrida uma trilha, atravessando o manguezal dos Rios Aratuá, Miassaba e Curupim, a Geografa e Secretária Andréa Adivíncula e a Engenheira Ambiental Dayana Lorena, se fizeram presentes no passeio alunos do 4º e 5º ano da Escola Particular Coração Valente e professores da rede pública e particular.
Na quarta-feira no dia 06, toda a equipe da Secretaria, realizou no clube municipal de 08hs á 12hs e das 14hs ás 17hs a exposição “Caatinga: uma visão”. Estiveram presentes Alunos, Professores, Diretores, Secretários Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Monitores Escolares das escolas da rede pública e privadas do município e os parceiros Leonardo Lucas e amigos integrante da equipe do Projeto Cetáceo da Costa Branca- PCCB, que apresentaram alguns animais marítimos empalhados e falaram para todos os presentes sobre a Pesquisa e monitoramento de animais marinhos. Resgate e reabilitação de animais marinhos.
Na noite da quarta, às 19 horas, foram realizadas duas palestras com os Engenheiros Jaltiery, Yanka e Elias na escola Bibiano Xavier, ás 19hs no Assentamento de Santa Paz.
A primeira foi sobre horta agroecológica e a outra sobre produção de Mudas. E logo em seguida foram realizadas as oficinas. Participaram agricultores locais e equipe da SEMURB.
No dia 07 houve uma arborização interativa no Distrito de Baixa do Meio com a participação da comunidade. Na parte da tarde, ás 14 horas, a ação se repetiu no conjunto Paulo Bento em Guamaré/sede.
A programação foi encerrada na sexta-feira, 08, ás 8hs da manhã com a “Trilha Restinga-Conhecer para Preservar”, onde técnicos e funcionários da SEMURB, percorreu a estrada que dá acesso à comunidade de Lagoa Seca.




Sem comentários:

Enviar um comentário