Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo Secretário de Saúde visita Walfredo Gurgel e discute mudanças para melhor atender a população.

Secretário percorreu setores assistenciais do hospital
O secretario estadual da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve na manhã deste domingo visitando as instalações e os serviços do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Recepcionado pela diretora geral, Maria de Fatima Pereira Pinheiro e pela diretora técnica, Hélida Maria Bezerra, o titular da pasta da saúde percorreu áreas assistenciais como atendimento clínico, politrauma, urgência pediátrica, Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO) e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Durante a visita, o secretário também pode conferir o atual fluxo de pacientes graves, críticos e clínicos que diariamente são atendidos no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). Diante do quadro apresentado, Lagreca mostrou preocupação com as dificuldades do Walfredo Gurgel para a regulação de pacientes que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde do Estado, desafogando e diminuindo a superlotação do HMWG.

Segundo Fátima Pereira, "cerca de 70% dos pacientes atendidos hoje no hospital vieram do interior".  O titular da pasta da saúde também se mostrou sensível a outros problemas da unidade como a longa permanência de pacientes graves no Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO), ocasionada, principalmente pela falta de leitos de UTI nas unidades de saúde do Estado e dos interiores do RN. 

Também foram abordados assuntos como a iminente continuação da reforma do PSCS (prevista para começar ainda no primeiro semestre deste ano) e a necessidade de traçar estratégias para refazer o fluxo de atendimento do paciente atendido no Walfredo Gurgel, do momento da entrada até a hora em que ele precisar de um outro serviço para a continuidade do seu tratamento. Sobre esse fluxo o secretário afirmou: "vamos redesenhar isso. A regulação passa pela regularização. Por mais que você faça mudanças, se não resolver a fonte, não vai mudar", finalizou

Sem comentários:

Enviar um comentário