Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Registro de chuvas com granizo em cidades da região do Seridó.

Chuva vista da BR-427 – Foto: Marcos Dantas


A tarde do penúltimo dia do ano, foi de muita euforia para moradores de municípios da região do Seridó, onde houve o registro de chuvas inclusive com granizo como se pode observar nas fotos divulgadas nas redes sociais. Em João Câmara deu para observar as nuvens escuras e o clarear dos relâmpagos durante o final da tarde.

O blogueiro Marcos Dantas conversou com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot sobre o registro de chuvas de granizo em várias cidades da região. Ele explicou que foram provocadas pelo sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de ar superior, que vem atuando sobre o nordeste, em especial no oeste de Pernambuco, da Paraíba e o Seridó no RN.

Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade pode provocar formação de nuvens, tipo cúmulos-nimbos, e essas nuvens na parte superior elas tem uma quantidade de gelo. O nível de condensação e o nível de congelamento é um pouco mais baixo do que o normal, você poder ter a ocorrência da queda desse granizo. É o que aconteceu na região do Seridó, onde nós tivemos a formação destas nuvens, alimentadas pela forte umidade provinda da região do Vale do Açu, favorecendo essas chuvas em toda a região na paraíba e no Seridó”, disse Bristot ao blog de Marcos Dantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário