Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

No ranking estadual Guamaré cresce em desenvolvimento na educação e saúde na frente de Mossoró e Parnamirim.

GUAMARÉ-AÉREA-1011
O ranking de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, é calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Conforme os números do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Natal atingiu a primeira colocação entre as capitais nordestinas do IFDM, puxada justamente pela variável emprego e renda.
É importante destacar que os indicadores relacionados a educação e saúde do município registraram uma evolução. No primeiro, houve crescimento de 2,58%, enquanto que no segundo esse valor variou 1,3%.
No ranking estadual, Guamaré ficou na segunda colocação, com 0,7400, e Mossoró na terceira, com 0,7291. Já Parnamirim, que ocupou a primeira colocação na edição passada, caiu para a quarta posição, com IFDM de 0,7140.
“O que a gente observa é que Parnamirim sentiu muito os efeitos de desaceleração da atividade econômica em 2011. Houve uma queda expressiva em emprego e renda, de 21%.O indicador saiu de 0,7335 para 0,5822”, analisa Jonathas Goulart.
Apesar de não trazer um índice geral para o Rio Grande do Norte, como era feito em outros anos, o levantamento da Firjan mostra que o Estado cresceu, segundo Jonathas. A maioria dos municípios do RN – 62,3% – obtiveram um índice de desenvolvimento considerado regular (situado entre 0,4 e 0,6% pontos).
“Podemos dizer que o Rio Grande do Norte avançou, principalmente pelas vertentes estruturais desaúde e educação, apesar de ainda ter um bom caminho a percorrer. Já o mercado formal de trabalho ainda não é bem estruturado”, pontua.
As cinco cidades mais desenvolvidas do Rrio Grande do Norte.
Município IFDM*
1º     Natal                                 0,7618
2º     Guamaré                           0,7400
3º     Mossoró                            0,7291
4º     Parnamirim                        0,7140
5º     Carnaúba dos Dantas         0,7139
*O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM – acompanha anualmente o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade.
Fonte: Tribuna do Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário