Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pedra Preta é destaque na Tribuna do Norte sobre decreto de emergência.

Pedro Andrade
repórter

O município de Pedra Preta, a 115 quilômetros de Natal, decidiu pelo decreto de emergência devido à série de abalos sísmicos que vem atingindo a cidade desde o fim de outubro e casou danos a pelo menos 42 imóveis. A decisão foi confirmada onem pelo vice-prefeito Guilherme Bandeira. Apesar de decidido o decreto de emergência ainda não está formalizado por questões burocráticas. 

“Não está oficial porque o decreto precisa ser feito por um programa específico da Defesa Civil do Estado e tivemos um problema, mas que já estamos resolvendo. Até amanhã de manhã, no máximo, deve ser decretado”, afirmou. 

Joana Lima
Desde outubro a cidade vive momentos de tensão devido os abalos sísmicos registradosDesde outubro a cidade vive momentos de tensão devido os abalos sísmicos registrados

Além do decreto, no próximo dia 10 o prefeito e o vice-prefeito de Pedra Preta vão a Brasília para se encontrar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, com quem conversam sobre o assunto. Os representantes do Executivo municipal também devem se reunir com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração. Segundo o prefeito Luiz Antônio Bandeira, o objetivo do encontro é conseguir verba para custear os reparos necessários aos imóveis da cidade.

Guilherme Bandeira, também coordenador da Defesa Civil do município, afirma que no levantamento feito pelo órgão está especificada a situação das instalações da cidade (casas, escolas, quadras de esportes, posto de saúde) e foi um dos documentos considerados para embasar o decreto de emergência. Pelo levantamento, são necessários R$ 1,2 milhão para as obras de recuperação e reforço em Pedra Preta. Para começar esses serviços, o coordenador da Defesa Civil disse que ainda não há um prazo definido, mas que essa data deve ser especificada após a viagem a Brasília.

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) acompanha a atividade sísmica do estado e vêm acompanhando de perto a situação de Pedra Preta. Segundo o professor Joaquim Ferreira, do laboratório, está sendo feito um levantamento de dados para comparar o epicentro dos abalos registrados em 2010 e a sequência deste ano.

No fim de outubro deste ano, uma série de abalos teve início com registros praticamente diários de atividade sísmica. O que chama a atenção de geofísicos do LabSis é, além da frequência, o número de tremores percebidos pela população.



Além da percepção, os abalos causaram danos estruturais em casas e outros imóveis do município, confirmados por laudos elaborados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) e pelas Defesas Civis do Estado e do 
Município.

1 comentário:

  1. Caro moradores da cidade de Pedra Preta, será que esses danos foram causados mesmo pelos abalos? será a a situação declarada de calamidade pelos abalos que são só agrupamentos de rochas abaixo da terra não são só uma forma de tirar os olhos do que realmente acontece nesta cidade? outra coisa, vocês solicitaram a defesa civil e os recursos humanos para uma visita a zona rural da cidade para ver realmente o estado de calamidade da seca, pessoas que passam o dia com simplesmente 10 (dez) litros de água, pois não tem como comprar uma pipa de água, a situação e muito triste quanto as construções que se deteriorarão com os abalos SEGUNDO vocês, creio que as mesmas já estarão deterioradas, ou talvez seja mera coincidência que mais de 30 (trinta) pessoas da minha família que mora nesta cidade sequer teve qualquer dano em suas residências, ou seja, cada dia está pior o administração publica acho isso um absurdo, abuso de poder e falta de humildade com a humanidade.

    ResponderEliminar