Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

FOTO: “Toplessaço” reúne mais curiosos do que manifestantes; cinco mulheres participaram

Marcado em uma rede social e a confirmação de presença de mais de 8.000 participantes na praia de Ipanema, na zona sul do Rio, o “Toplessaço”, que propunha um ato para a liberação do topless na praia, reuniu mais homens do que ativistas – foram cerca de cem curiosos e cinco mulheres que ficaram seminuas.
Apesar do dia nublado, a baixa adesão segundo as ativistas se deve ao machismo existente. “Na própria página do evento muitos homens entraram para ofender o protesto o que deve ter gerado desmotivação”, afirmou a atriz Tatiana Henrique.
O ato foi organizado na internet pela produtora teatral Ana Rios, que não foi vista no local.
A cineasta Ana Paula Nogueira, 34, foi a primeira a realizar o topless. “O Rio de Janeiro irá sediar a Copa, as Olimpíadas. Tem que se modernizar também em termos de liberdade”.
A estudante de Ciências Sociais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Carolina Jordão, 19, disse ter se sentido reprimida ao tirar a parte de cima do biquíni.
“Esses homens estão me seguindo, tirando fotos. Queria entender o motivo do meu peito ser algo mais exótico que um peito de um homem. Esse é o corpo humano, é algo natural”, disse ao tentar andar pela areia para se desvincular dos curiosos. Em protesto, escreveu com tinta no corpo “Liberdade ofende”.
Um dos curiosos era o músico Rodrigo dos Santos, 18. Ele disse que apoia o ato, mas não deixaria uma namorada fazer o mesmo. “Minha mulher não. Mesmo se eu pudesse tirar toda a minha roupa na praia, ela não poderia”.
O tom machista acompanhou o evento, com gritos de “tira, tira, tira” e até os vendedores de mate fizeram uma promoção relâmpago ao anunciarem “quem mostrar o peitinho ganha mate”. Já outros foram apoiar o topless coletivo com círculos desenhados no peito simulando seios, mas era a minoria.
De acordo com os tenentes Diogo Ramos e Paulo Oliveira da Polícia Militar que acompanham o evento, alguns policiais infiltrados acompanharam o protesto para garantir a segurança das participantes. “Não houve atos de violência para intervenção. O que ocorreu é que esses homens cercaram as mulheres por ser algo inusitado por ter sido marcado. Mas, durante dias de sol forte há mais mulheres fazendo do que hoje”, disse Oliveira.
Folha

Sem comentários:

Enviar um comentário