Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Com mais de 5.000 confirmações, “Toplessaço” invadirá Ipanema na abertura do verão

11_31_01_919_file

Point do verão, a praia de Ipanema, na zona sul do Rio, tem promessas de agitação e polêmica para o próximo dia 21, um sábado que marcará o começo da estação do sol. Pelo Facebook, a atriz Ana Rios (à esquerda) resolveu organizar um protesto por uma praia com menos tabus e onde os corpos, nus ou não, sejam vistos de forma mais natural. Outros pontos, como uso de camisinha e igualdade entre homens e mulheres abastecem os manifestantes. O “Toplessaço” havia conseguido mais de 5.000 confirmações até a tarde de sexta (6)
Ana Rios, idealizadora da manifestação, diz que ideia surgiu após a confusão gerada na Marcha das Vadias de julho passado, durante a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, o movimento foi alvo de críticas, após alguns manifestantes quebrarem crucifixos e imagens sacras na praia de Copacabana.
Na página do Facebbok, uma mensagem explica os objetivos do protesto: “Só em uma cidade machista e violenta como a que vivemos o topless pode ser caso de polícia! Pelo fim da criminalizarão dos nossos corpos, das formas femininas. O atentado ao pudor nas praias são muitos outros. Pela naturalização dos corpos! Pelo fim da repressão policial e governamental dos nossos corpos…  Vamos tirar o biquini!! Mulheres, homens, crianças, idosos e todos nós.. Juntem-se em um único topless!”
Ana e Bruna Oliveira, a amiga que embarcou na ideia, estão ansiosas pela manifestação do dia 21.
As meninas pediram também que o ato se espalhe por onde for possível: “O ato esta marcado para acontecer simultaneamente, de forma descentralizada na praia de Ipanema.. Mas multiplicações em outras praias do rio, do Brasil e do mundo, são muito bem vindas!!!”

Blog do BG

Sem comentários:

Enviar um comentário