Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

REFINARIA DE PETRÓLEO EM GUAMARÉ BATE RECORDE DE PRODUÇÃO




A refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, a 165 km de Natal, produziu 1 milhão de metros cúbicos de derivados de petróleo em 2011 - recorde de produção desde que foi inaugurada, em 2001.

O volume é 30% maior que o produzido em 2010. O incremento, segundo o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no RN (IBGE),  Aldemir Freire, foi puxado pela gasolina tipo A, cujo volume produzido aumentou 272,1%, em relação a 2010. Enquanto isso, o volume de óleo diesel aumentou 2% e o de querosene de aviação, 7%, entre 2010 e 2011. 

Divulgação Produção na Refinaria Clara Camarão foi puxada pela gasolina tipo A, cujo volume cresceu 272,1 por cento.

No ano passado, a produção de diesel representou quase 60% do total. Em primeiro lugar, apareceu o diesel, com uma produção de 583,4 mil m³. Em segundo, a  gasolina, com  290,3 mil m³ e em terceiro o querosene de aviação, com  128 mil m³.  Os dados foram divulgados por Aldemir. A Petrobras ainda finaliza os números. 

A Clara Camarão produziu apenas diesel até 2004. A partir de 2005, começou a produzir querosene de aviação. A gasolina tipo A começou a ser produzida em 2010. A equipe de reportagem enviou uma série de questionamentos à estatal, entre elas a razão do incremento da produção de gasolina tipo A acima da média, mas não obteve as respostas até o fechamento da edição. 

Aldemir acredita que a produção continuará subindo em 2012, provavelmente ainda com a liderança no crescimento da produção de gasolina. "Todavia, a taxa de crescimento em 2012 será expressivamente inferior a de 2011. Isso porque a produção de gasolina, segundo minhas expectativas, poderá crescer a, no máximo, 360 mil m³". 

Segundo ele, o estado produz diesel e QAV em um volume superior ao consumido localmente. "Já na produção de gasolina a auto-suficiência parece que ainda não foi alcançada". Nos últimos 12 meses termina?dos em outubro de 2011, o RN produziu 21,3 milhões de barris de petróleo, alta de 3,10% em relação a 2010.

MERCADO

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros recuaram em 11 Estados e no Distrito Federal e subiram em 13 Estados, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 28 de janeiro de 2011.

No Estado de São Paulo, maior consumidor de hidratado, as cotações caíram 0,95% na semana. A queda ainda não foi suficiente para tornar o hidratado novamente competitivo para abastecer os carros flex. A gasolina continua mais competitiva não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, explica que a queda dos preços do hidratado em plena entressafra deve-se à percepção de que existem mais estoques de hidratado que o esperado. "Muitos produtores estão transformando o anidro em hidratado", afirma.

Os preços ao produtor do hidratado já recuaram 14% em pouco mais de um mês para o seu menor nível desde junho de 2011, a R$ 1,095 por litro, de acordo com o indicador Esalq/Cepea. No Rio Grande do Norte, tanto os preços da gasolina quanto os do etanol fecharam a semana estáveis. 

Sob polêmica, deputados voltarão a discutir royalties

Brasília (AE) - A batalha dos royalties de petróleo voltará à cena junto com a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional. Deputados dos Estados não produtores preparam uma nova ofensiva para atropelar o governo e acelerar a votação de uma nova forma de divisão do dinheiro obtido com a cobrança da compensação financeira. Um grupo de parlamentares já está coletando assinaturas dos colegas para pedir urgência na votação da proposta de divisão do dinheiro que foi aprovada pelos senadores em outubro do ano passado.

Apesar da proposta não agradar a todos os representantes dos Estados não produtores, a ideia é jogar diretamente para o plenário a discussão, evitando que o tema seja discutido numa comissão especial, como quer o governo. Os parlamentares do Rio de Janeiro e Espírito Santo - os maiores produtores de petróleo do País - esperam adiar a votação do tema o máximo possível. Para isso, contam com uma pauta de discussões repleta de assuntos na volta dos trabalhos na quinta-feira.

A proposta aprovada pelos senadores é menos lesiva aos Estados produtores do que a fórmula aprovada em 2010, batizada de emenda Ibsen Pinheiro, que foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em vez de fazer o rateio do dinheiro usando os critérios dos fundos de participação de Estados (FPE) e municípios (FPM), foi criada uma reserva específica para amenizar as perdas do Rio e do Espírito Santo. Parte disso é garantido pela União, que aceitou reduzir sua fatia no bolo. Fluminenses e capixabas, porém, não aceitam a ideia e apontam erro nos cálculos de expectativa de produção.

Envolvido na articulação, o deputado Julio Cesar (PSD-PI) afirma já ter alcançado as assinaturas necessárias para pedir a urgência. É preciso o apoio de 257 deputados "Estimo que já tenhamos o número. Nós começamos esse movimento já no ano passado e agora é só esperar a próxima semana para fazer o protocolo." Os deputados da Frente Parlamentar pela Distribuição dos Royalties também apostam na pressão dos prefeitos para acelerar a votação. 

Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário