Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jandaíra: ainda repercute a falta d`água em trincheiras

foto: Jean Charles

foto: Jean Charles
Quando olhei as fotos de uma senhora do distrito de Trincheiras, município de Jandaira, parando água em um buraco para consumo da família, me lembrei do rei do baião e perguntei a deus do céu porque tamanha judiação.

Luiz Gonzaga é um artista que despensa apresentações. Ainda na década de 50, ele começou a retratar as agonias nordestinas com a falta d água. Procuro, na atualidade, um ser capaz de fazer o que ele fazia com tamanha sabedoria, pois imagino o que o saudoso poeta diria ao se deparar com a triste situação vivida pelas dezenas de famílias desta comunidade.

Só para entender como água é importante: quando a COSERN foi vendida, o governo Garibaldi pretendia vender também a CAERN, mas a assembleia não aprovou o projeto de lei, que foi rejeitado pelos próprios correligionários do governo. Os deputados entenderam que com água não se brinca. Água é um bem muito precioso indispensável para a sobrevivência humana.

Até há alguns anos, o distrito tinha água de excelente qualidade. Na gestão do prefeito anterior foi instalado um dessalinizador, equipamento que retira o sal da água deixando pura para o consumo humano, que atendia toda a comunidade e ainda beneficiava pessoas de outras regiões do município que captavam o líquido no local.

Se os problemas permanecem já há seis anos, imagino que o rei do baião teria muito trabalho para descrever a falta de sensibilidade e de compaixão dos gestores do município. Na música de Luiz Gonzaga até a asa branca bateu asas e voou, em Jandaíra nem as abelhas podem dizer que dessa água não beberei, afinal de contas é a única que o povo dispõe.

Editorial


Sem comentários:

Enviar um comentário