Páginas

terça-feira, 9 de março de 2021

JANDAÍRA: MULHERES RECEBEM HOMENAGEM DO VEREADOR ANDERSON AGUIAR




Na sessão extraordinária da noite de ontem (8) o Jovem Vereador Anderson Aguiar, usou a tribuna da casa legislativa para homenagear as mulheres Jandairenses, confira o pronunciamento na íntegra:

“Sr. Presidente, Srs. Vereadores, a cada 8 de março, comemora-se mundo afora o Dia Internacional da Mulher. Mas será que essa data também pode ser motivo de comemoração em nosso País, onde as mulheres são forçadas a ser mãe, pai, chefe e arrimo de família, obrigadas a ter jornada dupla, de trabalho para garantir vida digna e um futuro melhor para seus filhos? Nosso País ainda teima em ser patriarcal, apesar de todas as evidências do dia-a-dia. A nossa Pátria, essa mãe gentil, deve oferecer a todos, independentemente de raça, credo ou gênero, oportunidades iguais de vencer e ser feliz. 

É bem verdade, Sr. Presidente, Srs. Vereadores, que as mulheres estão vencendo o preconceito no mercado de trabalho e ombreando com os homens na conquista dos cargos de chefia. Estão invadindo o "clube do bolinha" para mostrar que também são boas de braço nas ocupações até então restritas ao universo machista. Estão, ainda, virando a mesa e dando um basta nas agressões e nos maus-tratos, amparadas pela lei Maria da Penha, criada especificamente, para defendê-las. 

Mas ainda há muito o que se conquistar. Somente no Estado do Rio grande do norte, segundo dados do Observatório da violência Letal e internacional do Rio Grande do Norte, no ano de 2020 foi registrado aumento de 258,7%, em casos de crimes contra a mulher comparado ao ano anterior.  É preciso capacitar os agentes públicos e sensibilizar população através de campanha socioeducativa, quebrando assim o tabu que a violência doméstica é problema do casal, isso não é mais aceitável nos tempos de hoje.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as mulheres são responsáveis pela renda familiar em quase metade das casas brasileiras, sendo crescente a cada ano e chega a 34,4 milhões atualmente. São mulheres que desafiam as leis da física. Conseguem estar ao mesmo tempo em 2 lugares; enquanto trabalham o dia inteiro fora, administram a vida de mãe, dona de casa e esposa. Hoje, a mulher governa países, estados e municípios - peço licença para citar a senhora Governadora do Estado, Fátima Bezerra e a senhora prefeita Marina Marinho - vai à guerra, viaja ao espaço, decide eleições, dirige empresas, estão na linha de frente ao combate a pandemia, na qual quero homenagear a todas em nome da senhora secretaria de Saúde, Laize Meneses e da Coordenadora de Vigilância Sanitária, Maria Auxiliadora (nenezinha), nossa gratidão por todos os esforços realizados. 

O velho clichê de sexo frágil, meus amigos vereadores não passa de ignorância e falta de sensibilidade para compreender e respeitar o sexo feminino.

Antes de encerra gostaria cita o nome de algumas mulheres que ocupam cargos de lideranças, confiança e de chefia no município de Jandaíra:

Senhora Secretaria de Assistência Social, Lariza Elaine.

Senhora Secretaria de Obras e infraestrutura, Raiza Bezerra

Senhora Controladora Geral do Município, Hilda Melo

Senhora Assessora especial, Orminda Bezerra

Senhora secretaria adjunta de educação e Cultura, Shirlene Alexandre

 Senhora presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria do Socorro Gomes (Mocinha)

Senhora presidente da Associação dos Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço - JOCA, Jailza de Oliveira

Senhora Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jandaíra - ADECJAN, Maria das Graças (Dona Nénem)

Senhora conselheira tutelar –  Alessandra Tavares (Pia)

Tantas mulheres Jandairenses carregam no seu corpo as marcas, tem força e sonho sempre, além de possuirmos uma estranha mania de ter fé na vida. Marias solidárias, Marias guerreiras, Marias de aço e de flores, senhoras da terra do mel.

Portanto, Sr. Presidente, Srs. vereadores, rendo neste 8 de Março e em todos os outros dias do ano minhas mais sinceras homenagens e admiração a essas mulheres jandairenses extraordinárias, mulheres de aço e de flores.”

Sem comentários:

Enviar um comentário