Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

Pontes de Igapó e Newton Navarro passam a contar com faixas reversíveis.

 



Os 70 mil veículos que transitam diariamente pela Ponte de Igapó, que liga a zona Norte às demais áreas da capital, passaram a contar a partir dessa segunda-feira (15) com uma faixa reversível, implantada com o intuito de desafogar o congestionamento entre as 06h e as 09h nas cercanias da ponte.

O objetivo da faixa reversível é dar mais fluidez ao trânsito no ponto no qual a Avenida Bacharel Tomaz Landim se encontra com a Avenida Doutor João Medeiros Filho. O percurso é considerado, pela STTU, historicamente problemático por acumular elevado número de carros.

Com a implantação da terceira faixa, quem vem da Tomaz Landim usa a nova medida, que se finaliza na altura do viaduto da Urbana, na zona Oeste. Quem trafega a partir da Avenida João Medeiros Filho atravessa o túnel de Igapó e os carros seguem para a via central e os ônibus utilizam a faixa da direita da rodovia.

Para Paulo César Medeiros, titular da STTU, o primeiro dia em vigor com o novo projeto foi considerado um ‘sucesso’. “Não tivemos engarrafamento. Hoje foi uma prova de que o trânsito flui muito bem com essa terceira faixa. Agora, a gente começa uma fase de ajuste fino dessa operação. Trânsito, como muitas coisas na vida, envolvem tempo, paciência, e aprendizado. E aprendizado dos dois lados, do lado de quem tá fluindo o trânsito e do lado de quem tá programando o trânsito”, declarou.

Nesse primeiro dia, muitas pessoas ainda pararam para perguntar se podiam pegar a faixa reversível. Para Paulo César Medeiros, a expectativa é de que até o fim da semana a população que circula pelas localidades influenciadas já tenham se acostumado com o novo fluxo. A perspectiva também é de que com o passar do tempo, a população fique mais familiarizada com a faixa e demande menos fiscalização.

A partir desta terça-feira (16), a faixa reversível da Ponte de Igapó irá funcionar em um novo horário, das 6h até às 7h20. A mudança foi decidida pela STTU devido ao volume de carros que ficaram aglomerados e que iam no sentido Centro/Zona Norte.

“O trânsito saindo da Zona Norte flui bem durante todo o período. Agora, precisamos melhorar a aglomeração de carros dos que vão no sentido Centro/Zona Norte.” explicou Paulo César.

De acordo com a STTU, cerca de 29 linhas de transporte público urbano trafegam pela Ponte de Igapó diariamente em aproximadamente 1.300 viagens.
A operação dessa segunda-feira na Ponte de Igapó contou com 25 agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e seis viaturas, incluindo um caminhão guincho para desobstrução da via em caso de acidente ou algum problema na via.

Ponte nova

Na Ponte Newton Navarro, que liga as zonas Norte e Leste, a faixa reversível também está em vigor. A STTU acredita que muitos veículos particulares estão se encaminhando para o local devido a uma fluidez melhor do trânsito no local. Por essa ponte passam cinco linhas de ônibus com cerca de 200 viagens por dia.

A previsão é de que as faixas reversíveis sigam sendo utilizadas permanentemente. “Pelo menos enquanto não construírem outra ponte, é para sempre”, afirma Paulo César.

TRIBUNA DO NORTE


Sem comentários:

Enviar um comentário