Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

O que já sabemos sobre o novo Hyundai HB20 2020.

O novo Hyundai HB20 2020: tecnologia, mais espaço e economia

Tudo o que envolve o Hyundai HB20 sempre desperta a atenção do público e merece destaque, afinal estamos falando do segundo carro mais vendido do Brasil e um automóvel que sempre fez sucesso tanto entre os consumidores do segmento bem como junto à crítica especializada desde que chegou ao mercado em setembro de 2012.

Prestes a completar seu ciclo de 7 anos de mercado – prazo natural para a renovação de um produto dentro da indústria automobilística – o Hyundai HB20 passará por uma completa atualização até o fim deste ano e, aos poucos, a marca sul-coreana vai liberando mais detalhes sobre o que podemos esperar da novidade. O salto geracional do HB20 chega em boa hora, uma vez que mesmo entre os hatches compactos o público brasileiro demanda cada vez mais modelos com conjuntos propulsores eficientes, bom nível de conectividade e estruturas com baixo custo de manutenção e alta segurança. O VW Polo, que segue registrando ótimos números de vendas, está aí para corroborar a teoria.

E é de olho no sucesso do Volkswagen Polo que a Hyundai e a Chevrolet estão norteando seus projetos para as respectivas novas gerações de HB20 e Onix.

Centrando nossa análise sobre o que podemos esperar para o Hyundai HB20 2020, uma coisa é certa: o modelo vai oferecer por aqui o motor 1.0 com turbo e injeção direta, portanto bem mais sofisticado do que o propulsor que figura hoje nas versões intermediárias do modelo. Seguindo a estratégia do Polo 1.0 TSI, o novo HB20 turbo também deverá contar com potência na casa dos 125 cv e torque gravitando os 20 kgfm, portanto uma garantia de bom desempenho e baixo consumo. As versões de entrada da segunda geração do HB20 devem manter o motor 1.0 naturalmente aspirado, porém recebendo algumas melhorias em seu projeto e potência seguindo na casa dos atuais 80 cv.

É muito provável que a Hyundai preserve a caixa automática de 6 marchas para as versões mais caras do modelo, tipo de câmbio que é robusto, apresenta boa durabilidade e geralmente efetua um bom trabalho com motores na faixa de potência e torque que o 1.0 turbo entregará. Para ganhar em eficiência, talvez as versões aspiradas mais acessíveis passem a contar com a transmissão manual de 6 marchas, hoje oferecida no HB20 1.0 Turbo com injeção de combustível indireta convencional.

Além do aprimoramento na parte técnica e mecânica, o Hyundai HB20 2020 finalmente vai sanar uma grande deficiência da geração atual: a falta dos controles de tração e estabilidade. Além de trazer os dois importantes recursos de segurança ativa, é esperada uma melhora considerável no nível de equipamentos e eletrônica embarcada do modelo. Segundo alguns jornalistas que já tiveram um contato inicial com a nova geração do Hyundai, as versões mais caras do modelo poderão trazer até recursos como o piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros. Se tudo isso for comprovado no lançamento do novo HB20 por aqui, teremos um dos carros mais avançados tecnologicamente em sua categoria.

Partindo para a carroceria, são esperados ganhos nas dimensões do hatch e do sedan. De acordo com Fernando Calmon em sua coluna mais recente, o modelo deverá crescer 3 cm no entre-eixos. Isso se refletirá em uma cabine mais espaçosa, bem como também é esperada a ampliação da capacidade de carga dos respectivos porta-malas. Para lidar com o tamanho maior e rejuvenescer as linhas da gama HB20, a Hyundai vai mexer consideravelmente no design do modelo.

A inspiração para as mudanças estéticas no HB20 de segunda geração – e esse fato é algo que a Hyundai nunca fez questão de esconder – foi em grande parte antecipada pelo conceito Saga EV, revelado no Salão de São Paulo 2018. O protótipo serviu de base para o designer Kleber Silva esboçar nas projeções que ilustram essa reportagem (clique na foto principal para ampliar) o que podemos esperar do novo HB20 de uma forma mais próxima ao carro final. Também ajudaram no trabalho as primeiras imagens oficiais do carro ainda camuflado que a Hyundai liberou diretamente da Coreia do Sul. Como é possível notar, prevalecerá no HB20 2020 uma dianteira com uma grade frontal bem generosa no tamanho. Os faróis, bem como as lanternas na parte traseira, ainda deverão continuar com um bom destaque, como ocorre no HB20 atual. 

É sempre bom lembrar que o design arrojado do HB20 colaborou para seu sucesso imediato no mercado há sete anos e, mesmo hoje, o HB20 ainda não parece um carro defasado sob esse aspecto frente aos seus rivais. A Hyundai também está ciente que um bom conjunto visual é essencial para um modelo fazer sucesso no mercado brasileiro.

Na parte interna, como é de praxe em uma renovação profunda como será o caso do HB20, podemos esperar um habitáculo com uma central multimídia retrabalhada, talvez com uma tela maior em relação ao aparelho hoje utilizado na linha. Materiais e revestimentos serão aprimorados, mas vamos torcer para o modelo manter o bom padrão de montagem e design em geral que sua cabine ostenta, claro que levando em conta o padrão do segmento. 

Outra peculiaridade do HB20 que deverá ser mantida é o prazo de garantia de 5 anos (quem sabe até expandido...) e o custo de manutenção com preços competitivos, pontos onde os consumidores estão cada vez mais atentos hoje em dia.

A previsão é que o Hyundai HB20 2020 chegue ao mercado por volta de outubro deste ano, sendo que, se relembrarmos a estratégia adotada pela marca para a estreia do sedan na primeira geração, é bem possível que o sucessor do HB20S leve mais alguns meses para chegar às concessionárias, o que deve ocorrer por volta do primeiro trimestre do ano que vem.

Analisando tudo o que apresentamos aqui, se você cogita trocar de carro ainda em 2019 e um hatch compacto atende suas necessidades ou é a sua preferência de compra, vale muito a pena aguardar a estreia da nova geração do Hyundai HB20. Tenha em mente também que, neste ano, a GM deverá lançar os novos Onix e Prisma/Onix Sedan, portanto a disputa pelo bolso dos consumidores ficará bem interessante nos próximos meses. 

Novo HB20 será lançado no final do ano no Brasil


Novo HB20 será lançado no final do ano no Brasil
Imagem: Kleber Pinho da Silva

Fonte: https://www.autoo.com.br/o-que-ja-sabemos-sobre-o-novo-hyundai-hb20-2020/

Sem comentários:

Enviar um comentário