Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Jandaíra: moradores reclamam novamente da falta de água da CAERN e falta de regularidade do carro pipa.





Os moradores das Ruas Maria das Messês e Diomédio Messias, na cidade de Jandaíra reclamam nas redes sociais da falta de água. Além das reclamações nas redes sociais, nós entrevistamos vários moradores nas duas ruas e de fato constatamos o retorno do problema.

Esse problema é antigo, ou seja, o sistema de abastecimento da CAERN não chega as duas ruas desde que iniciou o período de estiagem desde 2012, mesmo não havendo o cancelamento dos contratos, em muitos casos sempre chega as contas no fim do mês. Desde 2013 a prefeitura vem cumprindo o papel de tentar amenizar a situação através de carro pipa, mas atualmente os moradores alegam que não há uma regularidade de forma pública do abastecimento do carro pipa da prefeitura.

Segundo ainda os moradores o motorista do carro sempre alega que recebe ordens para abastecer apenas onde é autorizado pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Alguns moradores afirmaram ainda que faz mais de semana que o carro pipa não passa lá, mesmo tendo sido feito a solicitação na secretaria.

Os moradores também reclamam dar forma como está sendo executado o abastecimento, ou seja, para eles o carro pipa deveria passar colocando a água sem que houvesse uma autorização por pessoas que solicitasse.

No inicio de maio a prefeitura em parceria com a CAERN perfurou um novo poço localizado nas proximidades das duas ruas que seria para ajudar no abastecimento, mas até agora não foi realizado a instalação. 

Em contato com o Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Francisco Melo de Medeiros o mesmo afirmou que o município passa por uma série crise hídrica, mas mesmo não sendo papel da prefeitura o fornecimento de água, tem sido feito um esforço em todos os sentidos para garantir a população o acesso a esse bem precioso e indispensável (se referindo a água) e precisa da parceria e compreensão da população. 

O Secretário afirmou ainda que não tem sido fácil cumprir com a demanda  e que a prefeitura não tem recursos específicos para tal, porém ressaltou que foi feito a perfuração de dois (2) poços, um (1) na comunidade de Santa Terezinha que segundo o mesmo deu problema e outros dois na sede, um deles exatamente o que está localizado próximo as ruas acima mencionadas, mas a prefeitura deu os terrenos, perfurou os poços e segundo o mesmo a instalação é competência da CAERN o que até agora não aconteceu.

O chefe do escritório local da CAERN, José Selmo de Melo afirmou que em relação ao poço próximo as duas ruas já foi realizado a limpeza e a vazão e estão a espera da construção das partes de alvenaria para instalação elétrica e de bombeamento. Reafirmou que realmente a prefeitura colocou dois poços a disposição, mas a instalação é da CAERN o que nada foi feito até agora.

Pois bem, o governo do estado não age através da CAERN, a prefeitura diz que não tem recursos específicos para investir mais para amenizar melhor o problema e no fim das contas o povo é quem continua sofrendo e em muitos casos ainda sendo cobrado pela conta da CAERN no fim do mês. 








Por Jocelino Dantas



Sem comentários:

Enviar um comentário