Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Educação de Guamaré caminha a passos largos.

Resultado de imagem para educação de guamaré
SALAS DE AULA CLIMATIZADAS.
Mesmo conhecida por ser uma cidade de calor intenso, em Guamaré, a população tem sofrido com as temperaturas ultrapassando os 38º graus. Nas escolas públicas e particulares, a orientação é evitar atividades que exijam desgaste físico dos alunos e recomendar a ingestão de muito líquido.
Mas na Rede Municipal de Ensino, mesmo com o forte calor, o rendimento escolar e a frequência dos alunos não diminuíram. Isso porque 12 das 19 das escolas já contam com a climatização nas salas de aula, beneficiando não somente os alunos, mas também os professores que sentem mais disposição para ensinar. Até junho, todas as escolas da sede e zona rural, serão climatizadas, beneficiando quase 6 mil alunos.
Na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, o diretor Miraci Batista, contou à facilidade que é ter um lugar com melhores condições para que os profissionais possam ministrar suas aulas. “A gente percebe que os alunos estão muito mais soltos e a aula flui tranquilamente. Antes, os professores tinham que sair para fazer atividades, pois o calor era demais. Durante o tempo que  trabalho na rede municipal, o maior sofrimento da gente sempre foi o calor que deixava os alunos mais irritados. Hoje, eles são bem tranquilos”, avaliou o Diretor.
Disse ainda que depois da climatização, os alunos aprendem com mais facilidade e ela também tem mais disposição para ensinar. “Tivemos uma melhora de quase 100%, agora eles são muito mais presentes na escola, o rendimento melhorou muito. Essa climatização é valorização não só para os alunos, mas também para os  professores, avaliou.
“Mesmo quando não tinha ar-condicionado, não perdia aula porque gosto de estudar, mas atrapalhava um pouco com os ventiladores e o calor. Agora melhorou e muito”, disse João Pedro “15 anos”. “Antes a gente não aguentava fazer nada, não tinha ânimo, ficávamos todos suados quando voltávamos das atividades físicas”, lembrou Renata Costa “17 anos”.
MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE E EM QUANTIDADE
A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Educação, reconhecendo que a rede escolar  merece destaque nas políticas públicas, vem assumindo o compromisso de buscar melhores condições de acesso e permanência dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino.
São várias ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas, o município garante a esse alunos, o exemplo, oferecer uma alimentação de qualidade, com um cardápio devidamente acompanhado por nutricionista, além de trabalhar para ofertar um espaço físico de qualidade.
MANTENDO A ORGANIZAÇÃO E A LIMPEZA NA ESCOLA
Nos diversos espaços que formam as escolas do município, desde a sala de aula até pátios e quadras esportivas, todos tem em comum a importância da limpeza no ambiente escolar. Cada um desses espaços possui sua frequência particular de limpeza e exige cuidados específicos na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados.
O volume de recursos materiais que uma escola administra no seu dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter os ambientes organizados com estoque em qualidade e quantidade.
É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário